Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRIMEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÕES DO PCCS

    A primeira rodada de negociações do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) ocorreu ontem, 28 de maio, segunda-feira às 9 horas no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

    Importância para o sindicato o plano norteia o futuro dos servidores e estabelece os cargos, a função e a ascensão funcional disciplinando uma política salarial que guia as perspectivas futuras e incorpora ganhos.

    Onde queremos chegar - que o reajuste seja feito com critérios semelhantes ao que tem garantido a recuperação real do salário mínimo. Por esta proposta, os reajustes incluiriam a inflação do período mais um ganho real correspondente à média do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior e o PIB estimado no ano em curso.

    Prazos - o prazo para envio da proposta para ser inserida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é junho de 2012.

    Quem participou - da primeira rodada de negociações o Juiz Auxiliar da Presidência Alexandre Antunes, os Juizes Paulo Afonso e Vitor Guibo, pela secretaria de Gestão de Pessoal Celso Guibu e pela Secretaria de Finaças Magda Casagrande e representando os servidores do Judiciário participam o presidente do Sindijus Dionízio Avalhaes, Diretor de Formação Política do Sindijus Janio Irala, diretora de Imprensa Leonice Santos e pela base os servidores filiados ao sindicato Nildo Martins, Noestor Jesus e Aldo Donizete.

    Próxima rodada está marcada para a próxima segundafeira dia 04 de maio às 9h.

    Dionízio Avalhaes , presidente do sindicato viu a primeira rodada de negociações como positiva visto que dentre tantas limitações, a primeira, era o tempo. Dionízio disse que o Juiz Alexandre Antunes entendeu que os pedidos individuais serão trabalhados posteriormente e que o objetivo é trabalhar por partes e focar a recomposição salarial a médio e longo prazo, disse também que quer equacionar os desvios de funções e dividir os cargos em no máximo três. Para o presidente do sindicato essas são diretrizes genéricas que poderão nortear o PCCS a médio e longo prazo se não der tempo de trabalhar tudo. Dionízio fez questão de lembrar que o final da greve foi condicionado às negociações do PCCS, caso os avanços sejam insignificantes a greve pode ser retomada a qualquer tempo.

    Nildo Martins representante da base postou no facebook, que confessa não ter visto naquela mesa a mesma disposição em promover a melhoria salarial anunciada pelo Desembargador Joenildo na reunião do conselho geral. Pior ainda foi ouvir que mesmo havendo recursos teria problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal, cujo limite prudencial seria estourado. Nildo disse que levando-se em conta que o número de servidores só tem reduzido nos últimos anos e a arrecadação crescido... não consegue entender. O enfoque que sentiu interesse do TJ em promover mudança foi na questão dos desvios de função, em que foi proposta uma gratificação de 25% ao ano, durante 4 anos, para equiparar os salários às funções desempenhadas.

    Edson Vaz Eduardo postou no facebook que todos, junto com o sindicato, devem dar um basta nessas desculpas que não tem dinheiro etc e tal. Tem dinheiro sim, temos que entender que o TJ detém todo o recurso financeiro e nunca vai querer nos dar o que é de direito. Temos, que mais uma vez, botar pressão neles, falando claramente, convictamente se caso eles não atenderem nossas reivindicações vamos fazer greve de novo.

    Edison Junior postou no facebook que quando o governador esteve em Dourados disse: O que eles precisam é administrar melhor o recurso que eu passo para eles, assim como eu administro o meu (fonte: Diário MS). Então eu pergunto? Será que os responsáveis pela administração financeira do nosso Tribunal administram bem os recursos repassados?

    Conforme dados do Dieese a Despesa Total com Pessoal (DTP) em relação da Receita Corrente Liquida (RCL) do PJMS no 3º quadrimestre de 2011 foi de 4,47%. Já segundo publicado no Diário de Justiça 2655, de 24 de maio de 2012, o percentual DTP foi de 4,37%. Importante lembrar que o limite máximo de gasto com pessoal é de 6% e o limite prudencial de 5,7%.

    Fonte/Autor: Sindijus MS

    • Publicações1177
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeira-rodada-de-negociacoes-do-pccs/3136055

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)