Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Primeiro ‘advogado-robô’ do país acelera processos

Publicado por TIKAL TECH
há 7 anos

O ELI (sigla em inglês para Inteligência Legal Melhorada) é o primeiro advogado-robô do país. Lançado pela empresa TIKAL TECH, ele usa inteligência artificial para acelerar o andamento de processos e aumentar a produtividade dos escritórios de advocacia.

“Ele é o primeiro robô que consegue organizar um processo do começo ao fim”, afirma Antônio Maia, sócio-fundador da TIKAL.

Segundo Maia, uma das vantagens é a redução de prazos para montagem de processos. Ele cita o caso de um escritório que demorava 34 dias para protocolar as petições iniciais de ações trabalhistas após a fase de entrevistas. “Agora, a petição sai assim que as entrevistas acabam.”

Para o executivo, a adoção de robôs-advogados permitirá que escritórios otimizem os serviços e assumam causas que antes, sem automatização, não compensavam financeiramente. Além disso, serviços repetitivos tendem a ser substituídos por robôs, prevê Maia. “O serviço de pesquisa e coleta de informações podem ser executados pelo ELI, por exemplo.”

O ELI vai ser apresentado na Fenalaw, maior feira jurídica da América Latina, que acontece de 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, região central de São Paulo.

Entre as novidades da feira está uma área dedicada exclusivamente a startups jurídicas, também conhecidas como lawtechs ou legaltechs.

“As startups estão mudando o cenário jurídico brasileiro. Ao unir tecnologia a procedimentos jurídicos, as lawtechs auxiliam profissionais do setor”, diz Maria Juliana do Prado Barbosa, diretora da Fenalaw.

Para chamar a atenção para os lançamentos da área de inovação, um robô de 2,70 metros de altura vai interagir com o público da feira.

Segundo cálculos dos organizadores do evento, o mercado jurídico movimenta 50 bilhões de reais por ano. O setor que cresce cerca 20% anualmente, embalado por operações da Polícia Federal.

Fonte: VEJA

NOTA: A VEJA divulgou o ELI como "advogado-robô", mas o correto é "robô-assistente de advogados", pois ele é um ajudante e não um advogado cibernético.

  • Sobre o autorSomos uma empresa de tecnologia aplicada à inovação no segmento jurídico
  • Publicações50
  • Seguidores76
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações401
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeiro-advogado-robo-do-pais-acelera-processos/512934670

Informações relacionadas

Luis Fernando Moreno Vilela, Advogado
Artigoshá 3 anos

Advocacia 4.0: entenda o que é esse conceito!

Leonardo L. Padilha, Juiz de Direito
Artigoshá 7 anos

Primeiro Escritório Contrata o Advogado Artificial ROSS

Airton Dantas, Advogado
Artigosano passado

Direito e Tecnologia: A Utilização da IA pelos Tribunais

Prado Machado Advocacia, Advogado
Notíciashá 7 anos

Robô advogado usa inteligência artificial para acelerar processos judiciais

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Justificativa do Projeto de Lei Nº_____, Denominado Marco Regulatório da Inteligência Artificial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)