Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Primeiros dias da Semana de Conciliação têm números satisfatórios

    há 14 anos

    Casos envolvendo cobrança indevida, revisão de acordos, problemas com cartão de crédito ou financiamentos e outras ações. Nos dois primeiros dias da 5ª Semana de Conciliação, em audiências realizadas no hall do Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife, cerca de 450 processos relacionados à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e ao Banco Bradesco - Finasa foram apreciados. Desse total, o índice de processos encerrados chegou a 64% e resultou em R$505mil no valor de indenizações pagas. Nesta quarta, 1º de dezembro, estão agendadas 317 audiências que envolvem as empresas Itaú Unibanco - Fininvest e Hipercard. As audiências de conciliação da pauta dos Juizados Especiais têm início às 8h20 e seguem até o final da tarde.

    O número de acordos, até o momento, tem deixado a coordenadora geral dos Juizados Especiais, juíza Fernanda de Paula, satisfeita com os resultados obtidos nesses primeiros dias da 5ª Semana de Conciliação. “Ter 64% de acordos é um número satisfatório. Todas as audiências da segunda-feira envolveram a Celpe. A empresa fez propostas razoáveis e as pessoas estão preferindo resolver a situação amigavelmente. Com relação ao Bradesco, também conseguimos ótimos feitos”, disse a magistrada. No total, a pauta julgada durante esta semana equivale a aproximadamente 7.700 processos extras, antecipados ou agendados, com relação a audiências nos Juizados Especiais da Capital e em todo o Estado.

    A juíza da 14ª Vara Cível, Clara Callado, uma das magistradas que acompanham as audiências, destaca a possibilidade de se realizar acordos, durante as conciliações, e não a imposição de uma sentença, o que desagradaria uma das partes. “Os dois lados cedem e chegam a um acordo. Nossa função é observar as audiências, dar assistência aos conciliadores e orientar a população.” A coordenadora Fernanda de Paula complementa, ao destacar a parceria estabelecida com a Defensoria Pública: “Muitas pessoas estão vindo sem advogados. É fundamental termos o apoio de 20 defensores que se revezam nos dois turnos de atendimento.”

    A 5ª Semana de Conciliação acontece até a próxima sexta-feira, 3, em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Vitória de Santo Antão, Goiânia, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Palmares e Petrolina. Os Juizados Especiais e as Centrais de Conciliação, Mediação e Arbitragem atuam juntos na ação. No hall do Fórum Rodolfo Aureliano, ainda estão previstas 536 audiências envolvendo bancos e operadoras de telefonia. Outras informações podem ser obtidas através dos números dos Juizados Especiais - 34193676 e das Centrais de Conciliação - 34125932.

    ..............................................

    Francisco Shimada | Ascom TJPE

    • Publicações2935
    • Seguidores314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeiros-dias-da-semana-de-conciliacao-tem-numeros-satisfatorios/2489828

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)