Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Prisão cautelar não pode ser aplicada em caso de infração disciplinar

    há 10 anos

    São Paulo, 26/12/2013 – O Plenário do Superior Tribunal Militar (STM) concedeu ordem de habeas corpus para assistido da Defensoria Pública da União (DPU), sargento do Exército que responde por crime de deserção.

    O Conselho Permanente de Justiça para o Exército da 2ª Auditoria da Justiça Militar da União em São Paulo determinou a prisão preventiva do sargento para proteger a hierarquia e a disciplina militares, devido às infrações disciplinares praticadas por ele.

    De acordo com o ministro José Coêlho Ferreira, relator do caso, o sargento foi preso por se apresentar alguns minutos antes de consumar o crime de deserção duas vezes no prazo de um mês e por faltar inúmeras vezes sem dar justificativas.

    Segundo o defensor público federal João Frederico Bertran Wirth Chaibub, que atuou no processo, a prisão do sargento “fere o princípio da instrumentalidade da prisão cautelar em processo penal, pois, segundo a nova ordem constitucional, a prisão cautelar só pode ser decretada para garantia do próprio processo ou da ordem pública, da aplicação da lei penal e para conveniência da instrução criminal, e não da hierarquia e disciplina militares”.

    O ministro Coêlho votou pela imediata expedição do alvará de soltura do sargento e, por unanimidade, o Plenário concedeu a ordem de habeas corpus, reconhecendo a ilegalidade da prisão.

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prisao-cautelar-nao-pode-ser-aplicada-em-caso-de-infracao-disciplinar/112282976

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)