Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Prisão domiciliar na pandemia não se aplica a réu condenado por tráfico

    9 de fevereiro de 2021

    Publicado por Vinicius Martins Gaby
    há 3 anos

    A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) negou pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de um apenado que pleiteava a concessão de prisão domiciliar. Em síntese, a defesa sustentou que o detento pertence ao grupo de risco da pandemia da Covid-19, tendo sido diagnosticado com broncoespasmo. O pedido teve como base a Recomendação 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Em seu voto, a desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, relatora da matéria, observou que a defesa busca a reforma da decisão proferida pelo juízo da execução penal da comarca de Itajaí. Isso, anotou a magistrada, deveria ser atacado através de agravo.

    Em complemento, a desembargadora destacou que o pleito da defesa nem sequer foi dirigido ao juízo de primeiro grau antes da impetração do habeas corpus. No juízo de origem, a decisão que indeferiu o pedido de prisão domiciliar tratava da suposta imprescindibilidade do apenado nos cuidados de filho menor.

    “Verifica-se que em nenhum momento o fato dele pertencer ao grupo de risco da pandemia foi suscitado, de sorte que os argumentos apresentados nesta impetração traduzem-se em inovação não passível de conhecimento, sob pena de supressão de instância”, escreveu a relatora.

    Ao concluir, a desembargadora também observou que seria impossível a concessão da prisão domiciliar nos termos da Recomendação 62 do CNJ, “tendo em vista que o paciente cumpre pena pela prática do crime de tráfico de drogas, ou seja, a súplica encontra óbice legal nas disposições do artigo 5-A do referido normativo”, finalizou. A decisão foi unânime. Também participaram os desembargadores Luiz Cesar Schweitzer e Luiz Neri Oliveira de Souza (Habeas Corpus Criminal n. 5047030-05.2020.8.24.0000).

    FONTE: TJSC

    • Sobre o autorAdvogado
    • Publicações153
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prisao-domiciliar-na-pandemia-nao-se-aplica-a-reu-condenado-por-trafico/1165160197

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)