Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Processo aberto de má-fé poderá levar a multas e indenizações maiores

    Desestimular a litigância de má-fé e tornar mais céleres vários atos processuais. Esse é o objetivo de proposta aprovada nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que aumenta os valores de multa e indenização nos casos em que a parte de um processo litigioso agir de má-fé.

    A proposta, que também considera ato de má-fé processual a juntada de documento já inserido nos autos do processo, aumenta o limite máximo da multa decorrente da condenação pela litigância de má-fé de 1% para 50% sobre o valor da causa.

    Elaborado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o projeto (PLS 387/03) aumenta ainda de 20% para 50% o valor máximo da indenização devida à parte contrária por aquele que for condenado como litigante de má-fé. Além disso, o limite máximo da multa aplicada nos casos de embargos de declaração manifestamente protelatórios passam de 20 para 50% sobre o valor da causa, na primeira ocorrência, e de 10 para 100% nos casos de reiteração desses embargos.

    Determina ainda que a responsabilidade pelo pagamento das despesas dos atos claramente protelatórios, impertinentes ou supérfluos, atribuída a quem os promoveu ou praticou, não depende mais de impugnação pela outra parte e poderá chegar a dez vezes o valor das despesas.

    O relator do projeto na CCJ, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), considerou o projeto "louvável, uma vez que as alterações propostas na legislação processual civil têm o inequívoco intento de recrudescer as medidas que objetivam coibir a litigância de má-fé, atualmente de questionável eficácia". Além disso, segundo o relator, as mudanças sugeridas aceleram a tramitação dos processos, pois dão preferência às comunicações mais rápidas dos atos processuais feitas pelo órgão oficial de publicação dos atos judiciais, evitando, ao máximo, as "custosas e demoradas" intimações pessoais.

    Durante a discussão da matéria, o relator ad hoc (substituto), senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), observou que o projeto vai ao encontro dos objetivos da Reforma do Judiciário, que são "celeridade processual, acesso mais rápido à Justiça, redemocratização do Poder Judiciário e proteção à cidadania", citou Valadares.

    Intimações

    Outra mudança prevista no texto é a de que as intimações às partes, aos seus representantes legais e aos advogados sejam, em geral, feitas diretamente pelo escrivão ou chefe de secretaria, se estiverem presentes em cartório, ou ainda pelo órgão de publicação dos atos oficiais - e não mais prioritariamente pelo correio, como é atualmente.

    A proposta, que altera vários artigos do Código de Processo Civil (CPC), também tem objetivo de explicitar que a extinção do processo, sem julgamento do mérito, tanto poderá ser feita de ofício quanto a requerimento das partes. O texto ainda reduz de um ano para seis meses o prazo para que o processo possa ser extinto sem resolução de mérito por negligência das partes.

    Também foi aprovada a substituição da intimação pessoal da parte para depoimento em audiência por intimação pelo órgão de publicação oficial dos atos judiciais.

    • Publicações30288
    • Seguidores632636
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/processo-aberto-de-ma-fe-podera-levar-a-multas-e-indenizacoes-maiores/2207521

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)