Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Processos de crimes contra crianças e adolescentes serão agilizados

    há 15 anos

    O Tribunal de Justiça do Estado é uma das cinco instituições signatárias de um termo de cooperação que dispõe sobre medidas para agilizar processos judiciais que tratam da investigação de crimes de violência sexual, maus-tratos ou negligência contra crianças e adolescentes.

    O Termo de Cooperação Interinstitucional, celebrado no último dia 20 com o Governo do Estado, Secretaria da Segurança Pública, Procuradoria-Geral de Justiça e Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Maranhão, tem por objetivo dar prioridade e celeridade às ações judiciais em que crianças e adolescentes figurarem como vítimas.

    Uma das finalidades do acordo é garantir atendimento multidisciplinar nas áreas de saúde, habitação, educação, assistência social e assistência jurídica às vítimas e a seus parentes - no caso destes últimos, sempre que for necessário.

    Os feitos, inquéritos, termos circunstanciados de ocorrência (TCO), procedimentos administrativos e processos-crime que tratam de maus-tratos, negligência ou violência sexual contra criança e adolescente devem ter identificação própria, por meio de capa, tarja, selo ou instrumento similar, para sinalizar a absoluta prioridade na tramitação das ações, além de sensibilizar os servidores que os manuseiam.

    As medidas definidas pelo termo de cooperação seguem ao que é estabelecido pela Constituição Federal , Convenção sobre os Direitos da Criança, Protocolo Facultativo à Convenção, Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações específicas.

    Assinaram o termo o presidente do TJ-MA, desembargador Raimundo Freire Cutrim; a governadora Roseana Sarney; a procuradora-geral de Justiça; Maria de Fátima Travassos; o secretário da Segurança Pública, Raimundo Cutrim; e o coordenador da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares, Dorisel Sousa Lopes.

    Paulo Lafene

    Tribunal de Justiça

    secomtj@tj.ma.gov.br

    2106-9023 / 9024

    • Publicações7622
    • Seguidores217
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/processos-de-crimes-contra-criancas-e-adolescentes-serao-agilizados/1112232

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)