Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procon Assembleia alerta sobre direitos dos pais na compra de material escolar

    O Procon Assembleia atua em defesa dos direitos do consumidor cearense. Nessa época de volta às aulas, o órgão alerta aos pais e mães que fiquem atentos à lista de material exigida pelas escolas, devido a possíveis irregularidades. A presença de itens de uso coletivo é proibida pela lei federal nº 12.886/2013 e os custos com este tipo de material devem ser considerados no cálculo do valor das anuidades. Os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará devem estar atentos para evitar problemas ao adquirir material escolar para seus filhos.

    Telma Valéria, coordenadora do Procon Assembleia, destaca que o órgão está disponível para receber denúncias dos pais que se sentirem lesados. ''Estamos à disposição para receber e apurar as denúncias de segunda à sexta de 8 horas às 17 horas. A orientação maior é fazer uma pesquisa de preço apurada para economizar e não se curvar a determinadas marcas. Produtos e especificação de livrarias também não podem ser determinados pelas escolas'', acentua.

    Em novembro de 2019, a Prefeitura de Fortaleza iniciou a Operação Material Escolar 2020, solicitando a entrega da lista de material escolar de 400 escolas para análise. Após investigação, o Procon Fortaleza notificou 112 escolas pela presença de itens considerados coletivos na lista de material escolar. A multa por descumprimento da legislação pode chegar a R$ 13 milhões.


    SAIBA MAIS

    O Procon Assembleia tem a missão de orientar o consumidor sobre seus direitos, a intermediar os conflitos nas relações de consumo, promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis caso seja necessário recorrer à via judicial. Ao longo de 2019, foram realizados 13.788 atendimentos, superando os dados de 2018, quando atendidos 12.657 consumidores.

    Além do Procon Assembleia, os consumidores podem recorrer em defesa dos seus direitos em dez núcleos de atendimento no interior do Estado nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Viçosa do Ceará, Sobral, Morada Nova, Quixeramobim, Tauá, Jaguaruana e Camocim.

    A lista de produtos considerado de uso coletivo tem 77 itens dentre os quais, algodão, álcool, carimbo, grampeador e giz. Confira a lista completa e exija seus direitos por meio do link

    Procon Assembleia. Funcionamento: Dias: segunda-feira à sexta-feira; Horário de funcionamento: manhã - 8h às 12h, tarde - 13h às 17h; Distribuição de senhas: manhã - 8h às 11h30min, tarde - 13h às 16h30min; Local: Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes. Anexo II – Térreo

    Da Redação/com Comunicação Interna

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procon-assembleia-alerta-sobre-direitos-dos-pais-na-compra-de-material-escolar/803622132

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)