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17 de Junho de 2024
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    Procon constata que tarifas avulsas podem custar menos ao consumidor

    há 16 anos

    A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou um levantamento dos valores das tarifas bancárias (serviços prioritários e pacotes padronizado) de dez instituições financeiras (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal – CEF, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco) com o objetivo de orientar o consumidor quanto a melhor maneira de controlar e racionalizar o gasto com tarifas.

    As tabelas, com vigência a partir de 31 de outubro, foram coletadas nos próprios sites das instituições, em 02/10. Também foi feito um comparativo com as tabelas vigentes em 30 de março (coleta realizada em 01 de março).

    Dentre os itens comparados constatou-se que a maior diferença na cobrança de tarifas ocorreu na transferência entre contas na própria instituição (presencial ou pessoal): enquanto a CEF cobra R$ 1,00, o Banco Real realiza o mesmo serviço por R$ 4,50, o que representa uma diferença de 350%.

    Das dez instituições analisadas, três – Banco do Brasil, Real e Santander – mantiveram o valor de todas as tarifas em comparação com as praticadas em 30 de março, as demais promoveram as seguintes alterações:

    Bradesco

    Passou a oferecer e cobrar – 03 serviços (DOC/TED agendado (P), (E) e (I))

    CEF

    Redução em 19 tarifas, sendo a maior variação negativa: 71% (EXTRATO movimento (P)) *; passou a não cobrar – 01 serviço (DEPÓSITO identificado) *.

    HSBC

    Redução em 10 tarifas, sendo a maior variação negativa: 16,67% (EXTRATO movimento (E) e (C))*; passou a não cobrar – 02 serviços (CHEQUE VISADO e DEPÓSITO identificado)*.

    Itaú

    Redução em 01 tarifa de 66,67% (CADASTRO)*; aumento em 02 tarifas, sendo a maior variação positiva: 13,33% (ADIANT. DEPOSITANTE)*.

    Nossa Caixa

    Redução em 05 tarifas, sendo a maior variação negativa: 50% (TRANSF. RECURSO (P))*; aumento em 04 tarifas, sendo a maior variação positiva: 157,14% (FOLHA CHEQUE e CHEQUE TB/TBG, este último item sofreu reajuste mesmo com o serviço suspenso temporariamente)*; Deixou de fornecer 02 serviços: DOC/TED eletrônico e agendado (E)*.

    Safra

    Redução em 18 tarifas, sendo a maior variação negativa: 66,67% (2ª via-CARTÃO DÉBITO e 2ª via-CARTÃO POUPANÇA)*.

    Unibanco

    Aumento em 22 tarifas, sendo a maior variação positiva: 7,14% (FOLHACHEQUE)*; passou a cobrar - 01 serviço (SAQUE correspondente)*.

    *Nomenclatura padronizada pelo Banco Central (BACEN) e visualizada no extrato dos clientes.

    Comparativo dos Serviços Prioritários

    A padronização da nomenclatura dos serviços prioritários possibilita que o consumidor constate com mais facilidade as diferenças significativas nos valores das tarifas entre os bancos. Como exemplo desta vantagem, apresentamos abaixo as três maiores diferenças entre a maior e menor tarifa praticada pelos bancos que cobram pelo serviço:

    Serviço: Transferência entre contas na própria instituição – presencial ou pessoal

    Maior valor: R$ 4,50 (Real)

    Menor valor: R$ 1,00 (CEF)

    Diferença de 350%

    Valor Médio: R$ 1,82

    Serviço: Cheque de transferência bancária (TB e TBG)

    Maior valor: R$ 1,70 (Real)

    Menor valor: R$ 0,40 (Unibanco)

    Diferença de 325%

    Valor Médio: R$ 1,29

    Serviço: Confecção de Cadastro para início de relacionamento

    Maior valor: R$ 120,00 (Unibanco)

    Menor valor: R$ 30,00 (CEF)

    Diferença de 300%

    Valor Médio: R$ 60,50

    Pacote Padronizado

    Após comparar o pacote padronizado (pessoa física), com vigência a partir de 31/10, a pesquisa do Procon – SP constatou que o valor médio deste pacote é de R$ 21,36, sendo que o menor valor cobrado é de R$ 15,00 (CEF e Itaú) e o maior de R$ 28,10 (Unibanco), o que representa uma diferença de 87,33%. Na análise de 30/04, o valor médio era de R$ 21,40 (redução de 0,19%).

    Na comparação entre os pacotes padronizados praticados em 31/10 e 30/04, verificou-se as seguintes alterações:

    Banco Safra: reduziu o preço do pacote de R$ 28,00 para R$ 26,00 (- 7,14%);

    Unibanco: aumentou o valor de R$ 26,50 para R$ 28,10 (6,04%).

    Cliente Hipotético (pessoa física)

    O cliente hipotético estipulado pelo Procon-SP, é titular de uma conta corrente que utiliza regularmente Remessa Domiciliar de Talão de Cheques – 01 por mês; Renovação do Cadastro (serviço prioritário) – cobrança semestral e os serviços essenciais gratuitos abaixo relacionados (sem extrapolar as quantidades mensais pré – estabelecidas pelo BACEN):

    Cartão de débito;

    10 folhas de cheque por mês;

    Fornecimento de 2ª via do cartão de débito, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista;

    Até 04 saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso ou em terminal de auto-atendimento;

    02 extratos contendo a movimentação do mês por meio de terminal de auto-atendimento;

    Consultas pela Internet;

    02 transferências de recursos entre contas na própria instituição por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento e/ou pela Internet;

    01 compensação de cheques;

    01 extrato consolidado, até 28/02 de cada ano, a partir de 2009, discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.

    Com base nesse perfil verificou-se que o cliente que tiver controle de sua conta e não extrapolar as quantidades pré-estabelecidas das tarifas essenciais gratuitas gastará, em média, R$ 11,05, valor este bem inferior a média do pacote padronizado de R$ 21,36, que corresponde a uma diferença de 93,30%.

    Convém salientar que os serviços utilizados pelo perfil hipotético são diferentes dos oferecidos no pacote padronizado, já que o pacote é para cliente que movimenta a conta corrente só com cartão (sem cheque).

    No comparativo entre as tarifas praticadas em 31/10 e 30/04/08 com base no cliente hipotético, verificou-se que das dez instituições financeiras, sete mantiveram o valor e duas alteraram, conforme abaixo:

    Nossa Caixa: alterou o valor mensal de R$ 9,13 para R$ 11,13, o aumento de 21,94% ocorreu em função da majoração do valor da tarifa de renovação de cadastro de R$ 20,00 para R$ 32,00;

    Unibanco: alterou o valor mensal de R$ 12,50 para R$ 12,80, o aumento de 2,40% ocorreu em função da majoração do valor da tarifa de envio de talões de cheques de R$ 5,00 para R$ 5,30.

    Obs.: Não foi efetuada a comparação com o Banco Safra, uma vez que em 30/04/08 não fez parte da análise comparativa, porque não informou se fornecia o serviço de remessa domiciliar de talão de cheques.

    Do Procon - SP

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