Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procon Goiás inicia fiscalização em postos de combustíveis

    Fiscais observam cumprimento da Lei 18.966, de iniciativa do deputado Henrique Arantes, que obriga estabelecimentos a exibirem diferença de preços; Proprietários tiveram 90 dias para regularizar os estabelecimentos

    Os fiscais do Procon Goiás saem às ruas, nesta terça-feira (27), para visitar os postos de combustíveis da Região Metropolitana com objetivo de iniciar as fiscalizações sobre o cumprimento da Lei 18.966/2015, que entrou em vigor no dia 22 de outubro. A lei foi aprovada pelo Governador Marconi Perillo no final do mês de julho, dando origem à obrigação de divulgarem a diferença de preços dos litros de gasolina e do etanol, em todo Estado.

    Essa nova legislação, de autoria do deputado estadual Henrique Arantes (PTB), concedeu prazo de 90 dias para regularizar os estabelecimentos. Ou seja, a partir de agora são obrigados a colocar em pontos visíveis e legíveis nos postos de abastecimento a diferença porcentual entre os combustíveis. O descumprimento ocasionará multas, e os valores serão destinados ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.

    Cálculo

    De acordo com o autor da lei, a proposta foi elaborada para auxiliar o consumidor na escolha de qual produto será mais vantajoso para o veículo, antes mesmo do abastecimento. O derivado do petróleo e o biocombustível apresentam processos de combustão diferenciados no motor. O etanol corresponde a 30% menos do que a gasolina pode render.

    O consumidor pode fazer o cálculo para saber o valor a divisão do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, referido a 70%, para ter uma economia o consumidor deverá abastecer com álcool e se for maior, a escolha deverá ser gasolina. Exemplo: se o álcool custa R$ 2,08 e a gasolina, R$ 3,03, o resultado da divisão do primeiro pelo segundo é 0,68, menor que 0,7, para o consumidor é mais vantajoso abastecer com álcool.

    Em 2012, outra lei entrou em vigor, mas não possui grande dimensão como a atual. O deputado Henrique Arantes diz que, “podemos ficar mais atentos à essas mudanças de preços injustificados que oneram a qualidade de vida do trabalhador. Os cidadão goianos com isto. Ganham com transparência e ainda podem cobrar o reconhecimento dos seus direito”.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procon-goias-inicia-fiscalizacao-em-postos-de-combustiveis/248546796

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)