Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Procurador do MPT lança livro gratuito sobre efeitos negativos da reforma trabalhista

    Brasília (DF) - Foi lançado nesta quinta-feira (3), em versão eletrônica e gratuita, o livro Precarizar para crescer? Razões para se buscar o desenvolvimento do Brasil sem a eliminação de direitos trabalhistas, de autoria do procurador Rafael de Araújo Gomes, do Ministério Público do Trabalho em Araraquara. A obra chama a atenção para a tentativa de flexibilização da legislação trabalhista que, segundo o autor, vem ocorrendo desde o início deste ano na tentativa de implementar uma agenda de reformas neoliberais.

    Nesse sentido, o autor explica que se verifica o avanço, no Congresso Nacional, de projetos de lei (PLs) como o do Código do Trabalho (PL nº 1.463/2011), apresentado pelo deputado Federal Sílvio Costa, e o projeto do deputado Sandro Mabel (Pl n. 4330/2004) sobre terceirização. Para o procurador do Trabalho, caso projetos assim sejam aprovados e convertidos em lei, o que poderá acontecer em breve, serão atingidos quase todos os direitos trabalhistas reconhecidos atualmente. Desaparecerão os limites ao número de horas extras por dia, os intervalos mínimos para descanso e alimentação, os 30 dias de férias anuais, a integralidade das verbas rescisórias e as normas de saúde e segurança do trabalho, entre outros. Jornadas de trabalho diárias de 11 horas ou mais se tornarão comuns. Até a anotação da carteira de trabalho pretendem, na prática, abolir, afirma.

    Ainda segundo o autor, a terceirização de mão de obra poderá ser ampliada, abrindo espaço para se terceirizar todos ou a maior parte dos postos de trabalho em uma empresa, sem qualquer ofensa à lei. Os trabalhadores brasileiros ainda não acordaram para o perigo existente. Muitos não foram informados de que estão na iminência de perder seus direitos, os quais serão postos à margem da proteção da lei e do Estado. Como resultado, ainda não nasceu entre nós uma reação popular à altura da ameaça. Tal situação precisa ser urgentemente corrigida, para o bem dos trabalhadores brasileiros e para o bem de todo o país, completou.

    O livro Precarizar para crescer? está disponível, por enquanto, somente na versão digital. Confira abaixo a obra nos formatos eletrônicos PDF, EPUB (para leitura em iPad e iPhone) e MOBI (para leitura em Kindle), para facilitar a visualização no computador ou em aparelhos e-reader. Para ter acesso, basta clicar no link correspondente ao seu interesse:

    Livro no formato PDF

    Livro no formato EPUB

    Livro no formato MOBI

    • Publicações1259
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações582
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procurador-do-mpt-lanca-livro-gratuito-sobre-efeitos-negativos-da-reforma-trabalhista/2914912

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Está disponível apenas o formato .PDF continuar lendo

    Bom dia, por favor não consigo baixar esse livro, como devo fazer??
    Grata continuar lendo