Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradores garantem ressarcimento de R$ 282 mil ao INSS por empresas que descumpriram normas de segurança do trabalho na BA

    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que a Formaplan Construções Ltda., Arc Corp Construtora e Incorporadora Ltda. e Brotas Incorporadora Ltda. foram responsáveis pelo acidente que causou a morte de um carpinteiro que caiu de uma altura de 20 metros.

    Com essa atuação, os procuradores conseguiram uma decisão que determina que as empresas sejam obrigadas a ressarcir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o valor de R$ 282 mil pago como pensão por morte à família do trabalhador que estava sem proteção.

    A Procuradoria Federal no estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria Federal Especializada junto à autarquia previdenciária (PFE/INSS) explicaram que o acidente foi causado pelo descumprimento da Norma Regulamentar (NR 18) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

    As unidades da AGU explicaram que a legislação estabelece que, para todo serviço realizado em local acima de 2 metros de altura, o trabalhador deve portar cinto de segurança trava-quedas fixado em cabo de segurança, além da obrigação de ser instalada proteção contra queda e projeção de materiais.

    A 13ª Vara da Seção Judiciária da Bahia concordou com os argumentos apresentados pela AGU. Além disso, reconheceu as falhas graves no equipamento de segurança para prevenir acidentes e o descaso das empresas. O juízo condenou solidariamente as empresas a ressarcirem o INSS por todos os gastos em virtude da concessão do benefício corrigidos monetariamente e acrescidas de juros, além dos honorários advocatícios e custas processuais.

    A PF/BA e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária nº 16385-66.2011.4.01.3300 - 13ª Vara da Seção Judiciária/BA.

    Rafaella Meirelles/Uyara Kamayurá

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradores-garantem-ressarcimento-de-r-282-mil-ao-inss-por-empresas-que-descumpriram-normas-de-seguranca-do-trabalho-na-ba/112147816

    Informações relacionadas

    Saiba qual é a forma correta de transportar seu cachorro no carro

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)