Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradores Recebem Ministro de Igualdade Racial

    há 14 anos

    Rio de Janeiro (RJ), 9/12/2010 - O Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, José Antonio Vieira de Freitas Filho, e o procurador do Trabalho Wilson Prudente receberam nesta quarta-feira, dia 08/12, o ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo. Eles conversaram a respeito do decreto que irá regulamentar o Estatuto da Igualdade Racial, aprovado pelo Congresso Nacional, em julho deste ano.

    Considerado um instituto de ações afirmativas, o Estatuto da Igualdade Racial, estabelecido na Lei nº 12.288, é destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

    O ministro lembrou que são poucas as leis que tratam do racismo no Brasil aprovadas após a abolição da escravatura, em 1888. A primeira, datada de 1941, prevê como contravenção penal (Lei de Contravencoes Penais) o racismo. Posteriormente, em 1988, a Constituição da República tipificou como crime inafiançável tal prática.

    Para o procurador do Trabalho Wilson Prudente, o estatuto é um instrumento qualificado. Ele defende, no entanto, que a regulamentação preveja sanção ao descumprimento dos dispositivos legais. “A lei precisa ter concretude para ter eficácia. Acredito que a regulamentação possa inserir um aspecto relativo à responsabilidade em caso de descumprimento”, observou Prudente.

    O Procurador-Chefe, José Antonio Vieira de Freitas Filho, acenou a possibilidade de realizar evento no próximo ano para discutir o tema dentro do campo de atuação do Ministério Público do Trabalho.

    • Publicações7757
    • Seguidores632608
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradores-recebem-ministro-de-igualdade-racial/2501454

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)