Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradoria afasta ação ajuizada por defensoria pública e assegura notificação de desocupação de imóvel da União próximo ao Maracanã

    há 11 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, a suspensão da notificação para desocupação de imóvel da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), localizado ao lado do estádio Maracanã. Na área serão realizadas obras para adequação do local para a Copa do Mundo 2014.

    Em outubro, foi assinado um contrato de compra e venda entre a Conab e o Estado do Rio de Janeiro para garantir as adequações. A Defensoria Pública da União (DPU), no Rio de Janeiro, sem qualquer provocação de pessoa que não tenha condição de arcar com às custas judicias, ajuizou uma ação tentando impedir a desocupação do local.

    A Procuradoria Regional da União da 2ª Região (PRU2) alegou que a Defensoria Pública não pode ajuizar ações civis públicas para tutelar qualquer interesse coletivo ou difuso, sem ligação com a defesa de necessitados. De acordo com os advogados que atuaram no caso, a Constituição Federal é clara ao determinar que a DPU foi criada para orientar juridicamente e defender pessoas desprovidas de condições financeiras de arcar com os valores da ação.

    Ao acolher os argumentos da AGU, a 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro reconheceu a ilegitimidade da Defensoria Pública da União para ajuizar ação civil pública e julgou extinto o processo sem resolução do mérito. O imóvel abriga atualmente o Setor de Classificação Vegetal e do Serviço Laboratorial Avançado no Rio de Janeiro, integrantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Eles serão transferidos para outro local na região portuária com a devida instalação, adaptação e adequação de laboratórios.

    A PRU2 é unidade da Procuradoria Geral da União, órgão da AGU.

    Ref. Ação Civil Pública nº 0047617-64.2012.4.02.5101 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

    Elianne Pires do Rio/Uyara Kamayurá

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-afasta-acao-ajuizada-por-defensoria-publica-e-assegura-notificacao-de-desocupacao-de-imovel-da-uniao-proximo-ao-maracana/100366323

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)