Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradoria da Mulher da AL realiza painel em homenagem às mulheres

    Em homenagem ao Dia Nacional da Mulher, que se comemora no dia 30 próximo, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira (27), no Plenarinho, um painel para debater temas importantes como a violência contra a mulher e a participação da mulher no mercado de trabalho.

    Durante o painel, a Procuradoria da Mulher propôs a criação de um Observatório Estadual de Políticas Públicas para a Mulher.

    Participaram do Painel o Conselho Estadual da Mulher, Fórum Estadual da Mulher, Delegacia Especializada, Promotoria da Mulher, Polícia Militar, Partidos e demais representatividade femininas.

    Segundo a consultora legislativa Luzenice Macedo, todo o protagonismo presente no painel compreendeu a importância da proposta e devem colaborar para construção de um modelo estadual de observatório que venha garantir políticas públicas efetivas.

    A delegada Kasumi Tanaka da Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Estado destacou a importância do evento como espaço de discussão de garantias e deveres e de construção de políticas públicas para as mulheres do Maranhão. “ É importante que essas datas venham a esta Casa Legislativa para que esses temas que foram abordados como violência, acesso a informação, equidade no mercado de trabalho, políticas públicas sejam analisados, discutidos e a partir daí desperte a consciência e a necessidade da priorização dos interesses das demandas das mulheres e assim criar políticas públicas fortalecidas para que de fato a mulher possa ser protagonista de suas próprias vidas enquanto cidadã”.

    A deputada Valéria Macedo, procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, disse que que o objetivo do Painel é reunir todas as representatividades femininas e a sociedade civil para discutir temas relevantes para as mulheres, implementar políticas públicas voltas para as mulheres, bem como refletir sobre a situação atual da mulher maranhense nos diversos aspectos, econômico, político e social.

    Ela destacou a violência contra a mulher como umas das questões ainda preocupantes, uma vez que apesar da criação da Lei Maria da Penha, ainda é grande o índice de violência contra a mulher. “ A questão da violência ainda muito forte. Apesar dos avanços no combate a essa violência, como a criação da lei Maria da Penha, ampliação das delegacias especializadas, continua crescendo os casos de violência contra a mulher e também o descaso como muitos casos são tratados pelas autoridades”.

    A deputada Francisca Primo ressaltou a importância da criação do observatório como instrumento de acesso a informação. Segundo ela, quando presidiu a CPI da violência contra a mulher, encontrou muita dificuldade em ter a cesso a informação. E em muitos casos a informação não chega ao assessor e apenas a própria deputada ou o deputado é quem consegue alguma informação.

    Durante o Painel ficou decido que no dia 17 de maio será realizado um novo encontro, na Assembleia, sob coordenação da Procuradoria da Mulher, onde será discutido a construção de um modelo de trabalho do observatório.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-da-mulher-da-al-realiza-painel-em-homenagem-as-mulheres/451990819

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)