Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradoria-Geral da República (PGR) lança Portal de Combate à Corrupção

    há 9 anos

    Brasília, 10/12/2014 – Na data em que se comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção, 9 de dezembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) lançou o Portal de Combate à Corrupção, que é uma ferramenta da internet para acompanhamento e controle de processos por parte do cidadão.

    O lançamento foi realizado durante a Conferência Internacional de Combate à Corrupção, na sede da PGR, em Brasília. O sistema é integrado ao Portal da Transparência do Ministério Público Federal (MPF) e apresenta dados e estatísticas da corrupção no Brasil. O defensor público-geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova, e o defensor público federal e assessor de Assuntos Legislativos, Amadeu Alves de Carvalho Júnior, estiveram presentes à conferência.

    Ao discursar na abertura da Conferência, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o combate prioritário à corrupção é a missão, função e destino do Ministério Público brasileiro. O procurador-geral também criticou a gestão da Petrobras, defendeu a punição dos envolvidos em indícios de corrupção na estatal e cobrou a regulamentação da Lei Anticorrupção Empresarial (Lei 12846/2013): “Até agora, quase um ano após sua vigência, não veio o decreto que permitirá a implantação das medidas de combate à corrupção neste segmento da vida nacional e a punição administrativa das empresas corruptoras. Urge sua edição”.

    Conferência

    Organizada pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF), que trata de combate à corrupção, e pela Secretaria de Cooperação Internacional da PGR, a conferência contou com representantes do Ministério Público brasileiro e de Ministérios Públicos da Europa, da Ásia, da África e de outras partes da América, além de ministros de Estado, magistrados, organizações e sociedade civil.

    Além do lançamento do portal do MPF, foi apresentada a Campanha Publicitária de Combate à Corrupção da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp).

    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, presente ao evento na composição da mesa de abertura, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do combate ao problema. “A corrupção é um fator de agravamento da exclusão social e combatê-la é uma tarefa inadiável”, afirmou.

    Também compuseram a mesa de abertura o secretário-geral da Aiamp, Jorge Chavarría, o procurador-geral da República de Angola, José Maria de Sousa, e a representante da Procuradoria Geral da República do Equador Cecilia Noemi Erazo.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4481
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-geral-da-republica-pgr-lanca-portal-de-combate-a-corrupcao/156613243

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)