Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradoria impede pagamento de indevida de mais de R$ 110 milhões a construtora por supostos prejuízos em contratos com o MEC

    há 13 anos

    Data da publicação: 23/11/2011

    A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Regional da União da 1ª Região (PRU1), impediu o pagamento indevido de indenização no valor de mais de R$ 110 milhões à Construtora Lix da Cunha S/A, por supostos prejuízos decorrentes da inflação, em contratos administrativos firmados com o Ministério da Educação na década de noventa.

    A atuação manteve no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) sentença que já havia julgado indevida a indenização, buscando um suposto "reequilíbrio econômico financeiro" da empresa.

    A construtora entrou com ação alegando que teve prejuízos no cumprimento dos contratos, fechados para realização de obras vinculadas ao "Projeto Minha Gente", regulamentado pelo Decreto 539/92. O objetivo era "promover ações integradas de educação, saúde, assistência e promoção social, relativas à criança e ao adolescente e sua integração na comunidade".

    Em defesa da União, a PRU1 demonstrou a existência de cláusula específica sobre o reajustamento dos preços, contrária à pretensão da construtora. Os advogados da AGU afirmaram que o Estado não pode ser um "segurador universal" e, menos ainda, um garantidor de lucros elevados das empresas com quem contrata.

    Também argumentaram que o pedido da empresa afronta à lei de licitações, já que as demais empresas, na época da licitação, apresentaram propostas segundo os critérios do edital.

    Incialmente, o TRF acolheu o pedido da construtora, mas após conhecer melhor os argumentos da AGU, o TRF decidiu que indenização não era devida.

    A PRU1 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária 0021912-10.1999.4.01.3400 - TRF-1ª Região

    Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-impede-pagamento-de-indevida-de-mais-de-r-110-milhoes-a-construtora-por-supostos-prejuizos-em-contratos-com-o-mec/2937328

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)