Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradoria impede pagamento indevido de gratificações de desempenho a servidoras

    A Advocacia Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, o pagamento indevido a duas servidoras públicas da Gratificação de Desempenho de Atividade da Seguridade Social e do Trabalho (GDASST) e da Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa e de Suporte (GDPGTAS).

    No caso, elas conseguiram, judicialmente, o direito de receber a Gratificação do Desempenho da Atividade Técnico-Administrativo (GDATA), mas na hora da execução da sentença, pediram também a inclusão das duas outras gratificações citadas, o que não estava previsto no processo.

    A Procuradoria Regional da 5ª Região (PRU5), que atuou no caso, sustentou que não existia amparo legal para a pretensão das servidoras, uma vez que não era possível a inclusão de novos pleitos na execução, ainda que as gratificações tenham a mesma natureza jurídica. Os advogados da União afirmaram que caberia à Administração Pública pagar apenas o que ficou estabelecido na decisão.

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região acolheu os argumentos da AGU e negou o pagamento da GDASST e da GDPGTAS às servidoras. A decisão destaca que "a pretensão das agravantes encontra-se sem respaldo jurídico", já que as gratificações, apesar de possuir natureza jurídica semelhante, foram criadas por leis específicas diferentes, que disciplinam o seu campo de abrangência e hipóteses em que podem ser aplicadas.

    A PRU5 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União (PG), órgão da AGU.

    Ref.: Processo AGTR 120111/PB (0015149-74.2011.4.05.0000) - TRF5

    • Publicações30288
    • Seguidores632635
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-impede-pagamento-indevido-de-gratificacoes-de-desempenho-a-servidoras/3045650

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)