Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradoria obtém bloqueio de bens de acusados de desviar verba de bolsa de pesquisa

    há 5 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve na Justiça o bloqueio de bens de 12 acusados de desviar verbas destinadas a bolsas de estudo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os acusados está uma ex-chefe do setor de Orçamento e Finanças da instituição de ensino que era responsável por conceder os auxílios a pessoas que não possuíam qualquer vínculo com a universidade.

    Inicialmente, a 5ª Vara Federal do Paraná havia negado o pedido de bloqueio de bens da AGU, entendendo que a comprovação das irregularidades ainda estava em andamento no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU). Mas a Advocacia-Geral recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

    Por meio da Procuradoria-Regional Federal da 4ª Região, a AGU lembrou que as irregularidades foram apuradas durante a “Research”, operação da Polícia Federal deflagrada em 2017, e que tomada de contas do TCU constatou que o montante total de recursos desviados foi de R$ 7 milhões, distribuídos entre 27 beneficiários sem vínculo com a universidade – alguns inclusive sem ensino fundamental completo.

    A unidade da AGU assinalou que a falta de uma decisão definitiva por parte do TCU não afasta a gravidade dos fatos, tampouco a necessidade de determinar o bloqueio de bens – em especial se levada em consideração a notória a dificuldade que os órgãos que atuam no combate à corrupção enfrentam para recuperar recursos públicos desviados ou mal geridos. “Por essa razão, doutrina e jurisprudência têm voltado suas atenções para o estudo e aplicação de instrumentos e mecanismos que garantam efetividade às ações de ressarcimento e recomposição ao erário, por se tratar de matéria de interesse de toda a coletividade”, argumentou a procuradoria.

    O pedido de bloqueio de bens foi acolhido pela desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, do TRF4.

    Referência: Processo nº 5022719-72.2019.4.04.0000/PR – TRF4.

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-obtem-bloqueio-de-bens-de-acusados-de-desviar-verba-de-bolsa-de-pesquisa/722775141

    Informações relacionadas

    União Federal pode reiniciar execução frustrada para utilização de novas tecnologias de busca e bloqueio de patrimônio

    Verbinski Loja Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Bloqueio Judicial: 12 Dúvidas de Quem teve seu Dinheiro Bloqueado

    AGE impede novo bloqueio de receitas do Estado pela União

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 6 anos

    DPU consegue bloqueio de verbas da União para decisões judiciais na saúde

    Petição Inicial - TRF01 - Ação União Federal - Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública - contra União Federal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)