Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradoria suspende pagamento indevido de gratificação a professor sem doutorado

    há 16 anos

    A Procuradoria Federal no Ceará (PF/CE) conseguiu impedir na Justiça a inclusão de gratificação destinada a professores doutores ou detentores do título de livre docente na pensão paga à família de um professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), falecido, que não detinha os títulos.

    O servidor havia chegado a se tornar professor catedrático, cargo transformado, posteriormente, em professor titular pela Lei 5.539/68. Os ocupantes do cargo de professor titular e professor adjunto tiveram reconhecido o direito a um incentivo funcional equivalente ao devido a professores doutores ou com título de livre docente, nos termos da Lei 6.182/74.

    O adicional foi absorvido pelo salário do professor, mas após a sua aposentadoria, tinha sido criado o incentivo financeiro de Doutorado e as pensionistas resolveram entrar na Justiça para recebê-lo. A 5ª Vara Federal do Ceará acolheu o pedido e a PF recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

    No recurso, a Procuradoria argumentou que o incentivo não poderia ser pago a quem não possuísse efetivamente o título de doutor ou livre docente. Os argumentos da PF foram acolhidos, por unanimidade, no Tribunal e a decisão de primeira instância foi suspensa.

    A PF é um órgão da Procuradoria Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-suspende-pagamento-indevido-de-gratificacao-a-professor-sem-doutorado/99471

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)