Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias comprovam que indenização por desapropriação de terras deve obedecer extensão da área registrada em cartório

    há 12 anos

    Data da publicação: 21/12/2011

    A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que a indenização por desapropriação de terras para fins de reforma agrária deve se restringir a área registrada em cartório, como determina a Lei Complementar nº 76/93, o Decreto-Lei nº 3.365/41 e a Lei nº 8.629/93.

    De acordo com a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (PF/ICMBio), a legislação determina que a indenização deve considerar a prova de domínio da área desapropria para reforma agrária e isto só pode ser feito por meio de registro da extensão do imóvel em cartório.

    Os procuradores federais também ressaltaram que caso não fosse exigido um documento comprovando a extensão da área, o Poder Público poderia indenizar indevidamente aqueles que não possuem propriedade expropriada.

    O posicionamento havia sido contestado por uma proprietária de um terreno expropriado pelo Governo Federal pelo Decreto nº 97.658/89, que abrange terras do Estado da Bahia e Minas Gerais, para criação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Em primeira instância, o juiz concordou que o valor da indenização deveria ser aumentado, pois a propriedade tem extensão de 123 hectares e não 90 hectares conforme registrado em cartório.

    No entanto, ao analisar o caso o TRF da 1ª Região concordou com os argumentos apresentados pela AGU de que seria descabida a inclusão de área não registrada no valor da indenização. Segundo a decisão, há jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça também nesse sentido.

    A PRF 1ª Região e a PFE/ICMBio são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Apelação 0043869602001401320/MG - TRF1ª. Região.

    Uyara Kamayurá

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-comprovam-que-indenizacao-por-desapropriacao-de-terras-deve-obedecer-extensao-da-area-registrada-em-cartorio/2974847

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)