Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias em Palmas participam de mutirão que vai analisar 1734 processos sobre questões previdenciárias

    há 13 anos

    A Procuradoria Federal no Tocantins (PF/TO) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participam até este sábado (03/09) do mutirão de audiências realizado pela Justiça Federal no Tocantins para tratar de processos envolvendo questões judiciárias.

    "A participação da AGU objetiva promover a defesa judicial da autarquia previdenciária e reconhecer o direito dos segurados pela realização de acordos nos casos em que foi demonstrado o preenchimento dos requisitos exigidos pela lei para a concessão de benefícios previdenciários ou assistenciais", explica o procurador-Chefe da Procuradoria Federal no Tocantins, Eduardo Prado dos Santos.

    Segundo Santos, predomina na região do Tocantins a atividade ligada a agricultura e a pecuária, com a maioria dos requerentes residindo na zona rural. Por isso, a maior parte das ações a ser analisada tem como objeto o pedido de concessão de benefícios de aposentadoria por idade e invalidez, pensão por morte, auxílio-doença e também salário maternidade. Também foram registradas ações com pedido de concessão de benefícios de amparo social, previstos na Lei Orgânica da Assistência Social.

    Para a semana de audiências, que começou no último dia 26 de agosto, foram colocados em pauta 1734 processos, com sete bancas de julgamento, com estimativa de aproximadamente cinquenta audiências por dia para cada banca, sob a presidência de juízes federais. Para viabilizar a participação, foram destacados 16 procuradores federais, sete servidores e três estagiários.

    Economia de papel

    Por tratar-se de processos virtuais os mesmos foram organizados pela Procuradoria Federal em "DVDs", por dia e por juiz. Cada procurador recebeu uma mídia com todas as pautas contendo os processos, instruídos com vários documentos virtuais como peças processuais, disponibilizadas pelo Juizado Especial Federal em Palmas. Com essa medida, considerando a média de 50 documentos por processo, estima-se que deixaram de ser impressas aproximadamente 50 mil cópias.

    A PF-TO e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União.

    Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-em-palmas-participam-de-mutirao-que-vai-analisar-1734-processos-sobre-questoes-previdenciarias/2821959

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)