Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias evitam matrícula indevida de estudante na UFG sem conclusão do ensino médio

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Ao defender que o direito de matrícula nas universidades federais está assegurado somente aos candidatos que atendam a todos os critérios estabelecidos no edital do vestibular, a Advocacia-Geral da União (AGU) evitou o ingresso irregular de uma estudante no curso de Comunicação na Universidade Federal de Goiás (UFG). Os procuradores derrubaram a liminar ao comprovar que ela não estava apta a ocupar a vaga por falta de conclusão do ensino médio.

    A estudante tentava assegurar o direto de ingressar no curso na área de Publicidade e Propaganda, alegando que a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013, supriria a ausência de conclusão do ensino médio. Em primeira instância a liminar foi concedida.

    A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1), a Procuradoria Federal no estado de Goiás (PF/GO) e a Procuradoria Federal junto à Universidade (PF/UFG) recorreram da decisão. As unidades da AGU argumentaram que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (Lei nº 9.394/96), a educação superior somente está aberta a candidatos que tenham sido classificados em processo seletivo e concluído o ensino médio.

    Os procuradores federais também explicaram que os candidatos menores de 18 anos, como é o caso da autora da ação, não têm o direito de obter a certificação de conclusão do ensino médio com base nos resultados obtidos na prova do Enem. Além disso, esclareceram que a proibição está claramente prevista na Portaria nº 144/2012 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concordou com o posicionamento da Advocacia-Geral da União e reconheceu que a Universidade Federal de Goiás agiu corretamente ao negar a matrícula a estudante sem a comprovação de conclusão do ensino médio.

    A PRF1, a PF/GO e a PF/UFG são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão AGU.

    Ref.: Agravo de Instrumento nº 7312-71.2014.4.01.0000 - Justiça Federal de Goiás.

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-evitam-matricula-indevida-de-estudante-na-ufg-sem-conclusao-do-ensino-medio/114682366

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)