Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias garantem apreensão de caminhão que transportava madeira serrada sem documento de origem florestal

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a legalidade de apreensão feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de um caminhão que transportava madeira serrada sem o documento de origem florestal.

    A Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), a Procuradoria Federal no Estado do Ceará (PF/CE) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Instituto demonstraram a inexistência de qualquer abuso ou ilegalidade na apreensão do veículo pelos fiscais da autarquia ambiental.

    Os procuradores sustentaram que a conduta do Ibama está fundamentada na Lei nº 9.605/98, que trata das sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Os procuradores ressaltaram que o transporte da madeira ocorreu em um sábado, às 19h10, agravaria ainda mais a infração cometida, conforme o artigo 15º da Lei, além do fato de se tratar de conduta reincidente do proprietário do caminhão.

    O dono do veículo queria a liberação do caminhão sob a justificativa de ser sua ferramenta de trabalho e sustento de sua família. Disse ainda que já havia substituído o antigo motorista em razão de ter cometido anteriormente o mesmo tipo de infração sem o seu consentimento ou conhecimento. A 8ª Vara Federal do Ceará negou o pedido acolhendo os argumentos das procuradorias. O mesmo entendimento foi mantido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) no julgamento de um recurso do proprietário do veículo.

    O desembargador federal relator ressaltou que a liberação do caminhão viabilizaria a ocorrência de novas infrações. A Quarta Turma do TRF5, acompanhando o voto do relator, negou provimento à apelação, impedindo assim, a liberação do caminhão apreendido pelo Ibama.

    A PRF5, a PF/CE e a PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão dal AGU.

    Ref.: Processo: nº 0010147-10.2010.4.05.8100; AC nº.: 518265/CE.

    Hugo Brandi / Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-garantem-apreensao-de-caminhao-que-transportava-madeira-serrada-sem-documento-de-origem-florestal/2760945

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)