Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Prodema questiona possível contaminação de hortaliças com vazamento de chorume do Lixão da Estrutural

    Prodema questiona possível contaminação de hortaliças com vazamento de chorume do Lixão da Estrutural
    Criado em 07 de Julho de 2015, às 09:42

    O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) instaurou procedimento para acompanhar possíveis impactos ambientais após vazamento de chorume, líquido gerado da decomposição do lixo, oriundo do Lixão da Estrutural. A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) verificou a necessidade de apurar o comprometimento sanitário da produção agrícola nas chácaras vizinhas ao local. Por apresentar grande concentração de metais pesados e substâncias tóxicas, o chorume é altamente poluente.

    Em abril deste ano, a Prodema tomou conhecimento de que moradores da região queixavam-se de que o chorume havia se espalhado ao longo da estrada de terra, próxima a várias plantações. O promotor de Justiça Roberto Carlos Batista requisitou informações ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O órgão esclareceu que o vazamento já havia sido estancado e o líquido, removido. A causa relatada foi uma falha no sistema de drenagem de chorume.

    A Prodema também expediu ofício à Diretoria de Vigilância Ambiental do DF (Dival). Após realização de visita técnica ao local, o órgão informou que coletou amostras da água e do solo. O material foi encaminhado ao Laboratório Central do DF. O resultado ainda encontra-se pendente. Peritos do MPDFT também realizaram vistoria e constataram que o vazamento já havia sido contido. Entretanto, em função da própria existência do Lixão, o promotor de Justiça alerta que eventos dessa natureza podem voltar a acontecer, principalmente em período de chuvas intensas.

    Na última semana, o Ministério Público requisitou à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) que analise amostras de hortaliças produzidas nas chácaras próximas ao Lixão da Estrutural e verifique se há comprometimento sanitário e ambiental dos produtos. Ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o MPDFT pediu explicações sobre providências adotadas em face da notícia do vazamento e do conteúdo do relatório pericial da Vigilância Sanitária. À Dival, solicitou que sejam encaminhadas cópias das análises de solo. Os órgãos têm o prazo de 45 dias para responder.

    Divisão de Jornalismo / Secretaria de Comunicação
    (61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-9198 / 9303-6173
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    facebook.com/mpdftoficial
    twitter.com/mpdft

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prodema-questiona-possivel-contaminacao-de-hortalicas-com-vazamento-de-chorume-do-lixao-da-estrutural/304097676

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)