Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Professor da UFBA não tem direito à promoção sem ter diploma de doutorado revalidado por universidade pública

    há 14 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu decisão judicial favorável, que evitou a promoção irregular de um professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA), assim como pagamento de gratificações, por ele não ter apresentado o diploma de doutorado revalidado por instituição pública brasileira.

    O professor acionou a Justiça para obrigar a UFBA a reconhecer o curso de doutorado concluído no Paraguai, com o objetivo de ser promovido a professor adjunto do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UFBA. Solicitou o pagamento das gratificações de forma retroativa à data em que foi protocolado o requerimento administrativo. Reclamou, ainda, que a Resolução 04/89 da UFBA estabelece que o professor alcança a classe de adjunto, sem qualquer impedimento, mediante a obtenção do título de Doutor.

    A Procuradoria Federal no Estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria Federal junto à Universidade Federal da Bahia (PF/UFBA) argumentaram que é imprescindível à revalidação do diploma, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/95. A legislação deixa claro que os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras devem ser revalidados por universidades públicas brasileiras, que tenham curso do mesmo nível e área equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

    O juízo da 3ª vara Federal da Bahia acolheu todos os argumentos da AGU e negou o pedido do professor.

    A PF/BA e a PF/UFBA são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Uyara Kamayurá/Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professor-da-ufba-nao-tem-direito-a-promocao-sem-ter-diploma-de-doutorado-revalidado-por-universidade-publica/2109998

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)