Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Professor de Illinois faz palestra para servidores da Fazenda

    Se o Brasil conseguir liberar recursos para realizar os investimentos em infraestrutura e continuar no caminho da redução da taxa de juros, há chances de a demanda doméstica crescer e combater a crise. A avaliação é do economista Werner Baer, PhD e professor da Universidade de Illinois que esteve em visita à Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, conferindo palestra nesta quinta-feira (12) para os servidores.

    Crítico do excesso de liberdade do mercado, ele detecta como sendo este o problema desencadeador da crise em seu país, os Estados Unidos. Como forma de combate à liberdade excessiva, defende um estado mais regulador, cuidando de preservar a concorrência. O empresário é monopolista por natureza. Se não houvesse tanta liberdade aos bancos, não teriam emprestado indiscriminadamente (nos EUA) , diz.

    Além disso, também acredita que o estado tem papel fundamental no fomento das políticas de desenvolvimento e deve desempenhá-lo.

    No Brasil, ele destaca que o BNDES terá papel fundamental para que o tão sonhado desenvolvimento sustentado seja alcançado e que o governo deveria traçar metas de longo prazo. O estado é importante. Teve participação na criação de empresas brasileiras como as do setor siderúrgico, a Embraer e outras. Na época, muitos achavam que era loucura, lembra.

    Além disso, ele acredita que o país necessita tomar cuidado com o nível de inadimplência já elevado e que pode continuar na escalada se o consumo for incentivado sem a paralela divisão de renda, aumento da taxa de investimento, incluindo investimento em pesquisas, e a melhoria da qualidade da educação. A estrutura da sociedade tem que mudar, resume.

    Ainda analisando o Brasil, ele desconfia do desenvolvimento a partir da sociedade de consumo. É importante verificar a taxa de endividamento. No caso brasileiro, está em cerca de 50%, um número alto, avalia. Também na opinião do especialista, a taxa de inadimplência não poderá continuar crescendo como no passado recente.

    Baer foi um dos primeiros economistas americanos a estudar as questões brasileiras. Seu livro A Economia Brasileira, em inglês, já teve a sexta edição publicada e a sétima está sendo trabalhada. O livro foi também publicado no Brasil pela Nobel e esta na terceira edição.

    • Publicações454
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professor-de-illinois-faz-palestra-para-servidores-da-fazenda/3185719

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)