Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Professor é condenado por uso de atestado médico falso

    há 6 anos

    Documentos foram usados para justificar faltas no trabalho.

    O juiz Gláucio Roberto Brittes de Araújo, da 4ª Vara Criminal de Guarulhos, condenou um professor por uso de documento público falso. Ele terá que prestar serviços à comunidade por 2 anos e 8 meses, além de pagar o equivalente a um salário mínimo e um terço, a título de prestação pecuniária.

    De acordo com a denúncia, o réu lecionava em uma escola estadual e, em meses distintos, apresentou vários atestados médicos de hospitais diferentes, com período de afastamento inferior a 15 dias, a fim de não ter de recorrer à Previdência, o que despertou suspeitas na direção da instituição de ensino. Em contato com os médicos supostamente subscritores dos atestados e com os hospitais, a diretora constatou que eles não pertenciam a um corpo profissional ou não tinham atendido o professor.

    Segundo o magistrado, ainda que ausente a confissão do réu, as provas produzidas e declarações trazidas aos autos sustentam a condenação. “Ante todo o exposto, segura e suficiente a prova de que o acusado fez uso de documento público falso, com o fim de prejudicar direito, alterando a verdade sobre fato juridicamente relevante”, escreveu. “Portanto, comprovada a materialidade e evidenciada a autoria, cumpre estabelecer a reprimenda necessária e suficiente ao caso concreto.”

    Cabe recurso da decisão.

    Processo nº 3049018-92.2013.8.26.0224

    Comunicação Social TJSP – VV (texto) / Arquivo (foto)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3725
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professor-e-condenado-por-uso-de-atestado-medico-falso/535720817

    Informações relacionadas

    Escola Brasileira de Direito, Professor
    Artigoshá 6 anos

    Qual a diferença entre falsidade material, falsidade ideológica e falsidade pessoal?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)