Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Programa Interesse Público: doentes renais graves podem ter tratamento pelo SUS interrompido em Goiás

    Revista eletrônica vai ao ar pela TV Justiça neste domingo (5), às 17h30; programa pode ser visto também no canal do MPF no YouTube

    há 6 anos

    Clínicas particulares de Goiás que atendem pacientes com doenças renais graves pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de hemodiálise ameaçam fechar as portas. Os proprietários afirmam que não estão recebendo o repasse das prefeituras e reclamam da defasagem do valor pago pelo procedimento. A equipe do Interesse Público mostra que o Ministério Público Federal (MPF) apura possíveis omissões por parte do poder público federal e estadual.

    Clínicas particulares que realizam tratamento de hemodiálise em pacientes com doenças renais graves, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ameaçam fechar as portas em Goiás. Os proprietários afirmam que não estão recebendo o repasse das prefeituras e reclamam da defasagem do valor pago pelo procedimento. A equipe do Interesse Público mostra que o Ministério Público Federal (MPF) apura possíveis omissões por parte do poder público federal e estadual.

    Em Pernambuco, beneficiários do INSS que recebem o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez também estão preocupados. Em Caruaru, a fila de espera para realizar a perícia médica já chega a cem dias. O MPF está de olho para evitar transtornos ainda maiores para a população e já conseguiu, na Justiça, uma decisão para reduzir esse tempo.

    Meio ambiente também é destaque no IP desta semana, que mostra a suspensão temporária das obras de dragagem para a passagem de navios nas baías de Sepetiba e Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A medida foi recomendada pelo MPF devido ao risco de extinção dos botos-cinza no local. Cerca de 200 animais da espécie, uma das mais ameaçadas da região, morreram após contrair uma doença que compromete a imunidade.

    E, ainda, a partir deste domingo, o IP exibe uma série especial sobre comunidades tradicionais no Brasil. Na primeira reportagem, casos de violência e uso de drogas em aldeias indígenas em Mato Grosso do Sul preocupam o MPF, que já acionou a Justiça em prol da implementação de políticas públicas voltadas a essas populações.

    Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, em tempo real, no site www.tvjustica.jus.br, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube (www.youtube.com/tvmpf).

    O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Envie suas críticas e sugestões pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.mp.br.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgrinstagram.com/mpf_oficial

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-interesse-publico-doentes-renais-graves-podem-ter-tratamento-pelo-sus-interrompido-em-goias/551516662

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)