Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Programa Julgar do TJMG acelera conclusão de processos

    há 8 anos

    Além de atender ao jurisdicionado, resultados permitem melhora na gestão dos acervos processuais

    Para dar celeridade ao julgamento de processos e reduzir acervos nas comarcas mineiras, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) criou em agosto último o programa “Julgar: Rede Ampliada de Justiça Criminal”. O balanço de agosto e setembro de 2016 é positivo: em 39 dias úteis foram prolatadas 320 sentenças em Belo Horizonte, Campo Belo, Lagoa Santa, Manga, Peçanha, Sete Lagoas e Ipatinga, 214 das quais com os magistrados decidindo à distância, em suas próprias comarcas. Também foram realizadas 49 sessões do Tribunal do Júri nas Comarcas de Governador Valadares e Juiz de Fora. Só em Juiz de Fora houve uma redução de 42% na pauta do júri popular.

    Foram designadas 1.231 sessões do júri em dez comarcas: Belo Horizonte Uberlândia, Contagem, Muriaé, Manga, Unaí, Governador Valadares, Vespasiano, Juiz de Fora e Ribeirão das Neves. Em Belo Horizonte, as sessões do Tribunal do Júri realizadas por meio do Julgar terão início em novembro: serão seis sessões extras por semana. De outubro a dezembro de 2016, já estão agendadas 47 sessões do Tribunal do Júri em Uberlândia.

    Também está prevista a realização de pautas extraordinárias, ainda neste ano, em Contagem, sendo que já foram designados magistrados cooperadores para as Comarcas de Ipatinga e Lagoa Santa, com meta mínima de prolação de cem sentenças por mês. Além das sessões de júri, o Programa Julgar permite que juízes atuem remotamente para amenizar o congestionamento processual nas comarcas em que a demanda supera a capacidade de produção de juízes e servidores.

    Com a mobilização, também foi possível constatar que existem locais onde a simples reorganização da equipe de trabalho pode regularizar a situação sem necessidade de pautas extras, como ocorreu nas varas criminais de Ipatinga.

    Produtividade

    O juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Thiago Colnago Cabral, comemora a eficiência do programa, que exige da instituição gastos bastante reduzidos. O magistrado salienta que a proposta foi precedida de estudos para identificar os pontos de congestionamento mais representativos: os processos pendentes de sessões do Tribunal do Júri, em todo o Estado; os que aguardavam realização de audiência, nas varas de tóxicos da capital; e os que estavam conclusos, esperando a prolação de sentenças.

    O programa Julgar tem por objetivo aumentar a produtividade principalmente nas comarcas com maior número de demandas nas varas criminais. A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública, e tem como base conceitos como eficiência e economicidade.

    O juiz Thiago Colnago ressalta que a iniciativa não foca apenas a esfera criminal, mas também busca cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para otimizar a prestação jurisdicional como um todo. A designação dos juízes cooperadores que atuam na própria comarca ou em localidades vizinhas para realização de audiência e de sessões do Tribunal do Júri ou para prolação de sentenças leva em conta o número de processos pautados para julgamento nas comarcas com alto congestionamento processual.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
    TJMG - Unidade Raja Gabaglia
    (31) 3299-4622


    ascom.raja@tjmg.jus.br
    facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial
    twitter.com/tjmg_oficial
    flickr.com/tjmg_oficial



    • Publicações11204
    • Seguidores1717
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-julgar-do-tjmg-acelera-conclusao-de-processos/396386479

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)