Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Programa Voto Consciente: estudantes de escola pública cumprem promessa de campanha

    O Partido da Educação e Meio Ambiente, vencedor das eleições simuladas na escola estadual Eliane Digigov Santana, por meio do programa Voto Consciente, iniciou na manhã desta quinta-feira (05/11) a arborização do ambiente escolar, ação principal do conjunto de propostas do partido.

    A eleição estudantil ocorreu no último mês de outubro, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em parceira com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

    O plantio das mudas consiste no cumprimento de uma promessa de campanha, feita pelos estudantes que compõem o Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA). Ele visa implantar na escola uma área de convivência para promover a interação entre os alunos em um ambiente com jogos educativos. O plano foi idealizado pelos alunos juntamente com a professora auxiliar do partido, Júnia Naves. Segundo a professora, ao começar imediatamente as atividades, o grupo estimula os demais alunos a se engajar mais nas eleições escolares do próximo ano, com mais qualidade e eficiência.

    “Nós queremos que as árvores estejam no tamanho suficiente para gerar sombra quando formos executar as outras ações. A arborização é um planejamento que estamos desenvolvendo há um ano e que quando surgiu a oportunidade do programa Voto Consciente, nós aproveitamos a ideia que já tínhamos e formamos um grupo para representar o Partido, explica a professora.

    Além do ambiente arborizado, outras medidas estão inclusas no projeto, como a construção de assentos e inserção de jogos. O estudante Henrique Juiz, 16 anos, é um dos representantes do Partido da Educação e do Meio Ambiente. Para ele, estas ações melhoram o futuro da comunidade escolar. “Estamos com a oportunidade de transformar um espaço que não tem utilidade em um ambiente agradável, para que nós alunos possamos nos interagir durante o intervalo ou na aula de educação física”, conta Henrique Juiz.

    A proposta do partido será inserida no plano de ação do futuro diretor da escola. O professor João Antunes é o único candidato que concorrerá à vaga da direção e está oferecendo apoio ao partido. Para ele a o plantio de mudas é mais uma forma dos alunos terem consciência da preservação do meio ambiente.

    O PEMA foi o partido escolhido entre outras quatros equipes que estavam concorrendo nas eleições: o Partido da Ética e Cidadania (PEC), o Partido do Respeito às Diversidades (PRD), o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS), e o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL).

    Diplomação

    Nesta sexta-feira, 6 de novembro, acontecerá a cerimônia de diplomação dos partidos eleitos nas cinco escolas participantes das Eleições 2015 do Voto Consciente. O evento será realizado no auditório na Casa da Democracia – prédio anexo ao TRE-MT, às 8h30.

    • Publicações4539
    • Seguidores284484
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-voto-consciente-estudantes-de-escola-publica-cumprem-promessa-de-campanha/256167389

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)