Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto assegura às pessoas com lúpus direitos garantidos a quem tem deficiência

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    O Projeto de Lei 524/19 assegura às pessoas que possuem lúpus eritematoso sistêmico os mesmos direitos e garantias de benefícios sociais previstos na Constituição às pessoas com deficiência física ou intelectual. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

    O texto é de autoria do deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES).

    O lúpus é uma doença inflamatória crônica desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, que pode afetar órgãos como a pele, os rins e o cérebro. Entre os sintomas mais comuns estão dores articulares, sensibilidade exagerada ao sol e manchas avermelhadas na pele. A doença ainda não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam a controlar as crises e a evolução da enfermidade.

    Segundo o deputado, a mortalidade de um portador de lúpus é de cinco a 10 vezes superior à da população em geral, mesmo sob tratamento. Além disso, de 18% a 33% se tornam incapazes para o trabalho. “Quem tem lúpus hoje não possui nenhum direito, nem mesmo o de se aposentar. O nosso compromisso é poder oferecer condições dignas a esses cidadãos e cidadãs”, disse Vidigal.

    O PL 524/19 determina ainda a criação de um cadastro único das pessoas com lúpus, contendo informações sobre condições de saúde e de necessidades assistenciais destas pessoas; e sobre acompanhamentos clínico, assistencial e laboral.

    TramitaçãoO projeto será analisado nas comissões da Câmara dos Deputados.

    Íntegra da proposta:
    • PL-524/2019
    Reportagem – Janary Júnior
    Edição – Natalia Doederlein

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268393
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2509
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-assegura-as-pessoas-com-lupus-direitos-garantidos-a-quem-tem-deficiencia/676615657

    Informações relacionadas

    Nelson Bandeira Jr, Advogado
    Artigoshá 6 meses

    Isenção de Imposto de Renda para Pessoas com Lúpus Entenda seus Direitos

    Silvana Carvalho Galindo, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Doenças Reumáticas - Conheça seus direitos !

    Suellen Rodrigues Viana, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável c/c Partilha de Bens

    Espaço Vital
    Notíciashá 11 anos

    STJ interpreta doença renal crônica como deficiência física

    Jonathan Pereira, Advogado
    Artigoshá 9 meses

    Direitos previdenciários para quem tem Lúpus.

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    ajuda por favor acelerar esse projeto continuar lendo

    Apoio totalmente continuar lendo

    Eu sou paciente lupica. Fui diagnosticada em 2018 depois de mais de 2 anos entre internações , exames e cirurgias. Só quem te sabe como. Uma simples gripe pode nos deixar cerca de 15, 30 ou mais dias sem nossa capacidade total e isso no período de remissão com a doença controlada porque nosso corpo não ataca ape as ao vírus, ataca nosos órgãos. E depois mais um tempo isolado para fortalecer a imunidade. Desde 2016 só essr ano consegui voktar a trabalhar por 4 meses, mas sem afastamento ou renda. Comecei a fazer faculdade de letras em EAD, mas confesso está difícil meu marido arcar sozinho, estou no segundo semestre. É o que tem ajudado a ter um pouco de qualidade de vida e não ficar totalmente parada. Eu tenho LES Lupus Eritomatoso Sistêmico. Espero que essa lei seja aprovado e nossos direitos garantidos. continuar lendo