Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto aumenta pena para crimes cometidos nas escolas

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Junji Abe: é preciso combater a violência contra alunos e professores. A Câmara analisa o Projeto de Lei 3189/12, do deputado Junji Abe (PSD-SP), que aumenta a pena para crimes cometidos contra professores, servidores e alunos em ambiente escolar. A proposta altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40 ).

    Segundo o projeto, será qualificado o homicídio cometido no ambiente escolar. Assim, a pena de 6 a 20 anos de reclusão (homicídio simples) é elevada para 12 a 30 anos.

    Já a lesão corporal passará a ser considerada grave sempre que cometida na escola. Com isso, a pena de três meses a um ano de detenção sobe para dois a oito anos de reclusão.

    No caso de crime de constrangimento ilegal ocorrido na escola, a pena atualmente prevista (detenção de três meses a um ano, ou multa) passará a ser aplicada cumulativamente e em dobro.

    Além disso, a pena para ameaça (detenção de um a seis meses, ou multa) será aumentada pela metade se o crime for cometido contra professores, servidores ou estudantes.

    Junji Abe afirma que o aumento de pena é necessário por causa da crescente prática de violência nas escolas. O parlamentar lembra que os professores encontram-se com medo de permanecer em sala de aula. Alguns estão até mudando de profissão, pedindo afastamento ou pleiteando requisição para trabalhar em outras atividades, em bibliotecas ou em setores administrativos.

    No caso dos alunos, Junji Abe diz que o problema do bullying (violência física ou psicológica praticada de forma repetitiva e discriminatória contra colegas de escola) tem provocado danos irreparáveis em jovens. Devido ao medo da violência sofrida no ambiente escolar, muitos alunos tem simplesmente abandonado a escola, com graves prejuízos para a sociedade como um todo.

    Tramitação

    A proposta tramita em conjunto com o PL 604/11 , que será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e também pelo Plenário.

    Íntegra da proposta: PL-3189/2012

    • Publicações97724
    • Seguidores268403
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações715
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-aumenta-pena-para-crimes-cometidos-nas-escolas/3051709

    Informações relacionadas

    Dr Francisco Teixeira, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O que acontece com menor de idade que é pego cometendo crime?

    Alegações Finais - TJSP - Ação Coação no Curso do Processo - Ação Penal - Procedimento Ordinário - de Justiça Pública

    Sergio Rodrigues Advogado, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Os delitos previstos no Código Penal Militar não podem ser considerados hediondos

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 5 anos

    STF afasta aplicação de causa de aumento da pena revogada pela Lei de Crimes Sexuais

    Jefferson Jorge, Advogado
    Artigoshá 3 meses

    Breve análise sobre a Lei 14.811, de 12 de janeiro de 2024.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)