Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto autoriza lar de idosos a cobrar mensalidade e manter-se como filantrópica

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    A Câmara dos Deputados analisa proposta que autoriza as casas-lares de idosos a cobrarem participação dos seus abrigados sem que isso provoque a perda da qualidade de entidade filantrópica sem fins lucrativos. A medida está prevista no Projeto de Lei 249/15, do deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS).

    Atualmente, conforme a Lei 12.101/09, para ser certificada como entidade beneficente de assistência social, a casa-lar precisa comprovar que “que presta serviços ou realiza ações sócio-assistenciais, de forma gratuita, continuada e planejada, para os usuários e para quem deles necessitar, sem discriminação”.

    A certificação como entidade beneficente assegura à instituição uma série de benefícios tributários.

    Autor da proposta, Mattos afirma que em razão do termo “de forma gratuita”, alguns conselhos municipais de assistência social podem impedir que as casas-lares se utilizem do benefício de prestação continuada (BPC) pago aos idosos como forma de custear parte das suas despesas operacionais.

    O BPC, que tem o valor de um salário mínimo, é pago pelo governo a todas as pessoas com mais de 65 anos que não recebam outros benefícios e que tenham renda mensal familiar per capita de até 25% do salário mínimo.

    Ao argumentar por que decidiu reapresentar a proposta – originalmente prevista no Projeto de Lei 5914/13, do ex-deputado Vieira da Cunha – Mattos cita o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que já permite a participação do idoso no custeio da entidade filantrópica ou casa-lar sem qualquer alteração no enquadramento como entidade não lucrativa.

    Limite
    O texto do projeto, no entanto, determina que a forma de participação do abrigado seja regulamentada pelo Conselho Municipal do Idoso ou pelo Conselho Municipal de Assistência Social, não podendo exceder 70% de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso. O projeto também exige que as entidades firmem contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada.

    Todas essas regras já fazem parte do Estatuto do Idoso e passarão a ser incorporadas à Lei 12.101/09 se o PL 249/15 for aprovado.

    Tramitação
    O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Murilo Souza
    Edição – Newton Araújo

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268403
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1246
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-autoriza-lar-de-idosos-a-cobrar-mensalidade-e-manter-se-como-filantropica/314781082

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 8 anos

    Aplicação da súmula sobre nepotismo deve levar em conta qualificação do nomeado para o cargo

    T L, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Contrarrazões aos embargos à execução em sede de Juizado Especial

    Modeloshá 5 anos

    Contestação

    Lígia Melazzo, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo: Apelação c/c pedido de efeito suspensivo

    MP recomenda: instituições não devem reter o 13° dos idosos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)