Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto autoriza telefonia celular em regime público

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Segundo a proposta, as operadoras passariam a receber do Estado, por meio de concessão, o aval para prestar o serviço, por prazo determinado e com o compromisso de universalização e de continuidade. Hoje, apenas a telefonia fixa está sujeita a essa regra sendo prestada, em sua maior parte, por empresas autorizadas, como a Embratel e a GVT. A telefonia móvel, bem como os demais serviços de telecomunicação (TV a cabo, banda larga, internet móvel), é explorada pelo setor privado por meio de autorizações, espécie de contrato mais flexível que a concessão. Esse regime pressupõe pouca interferência estatal e liberdade para fixação de tarifas.

    Aureo argumenta que o regime privado trouxe prejuízos à cobertura e à qualidade do sistema móvel, o que justifica a autorização para que também possa ser prestado pelo regime público. Segundo ele, além de não contar com garantias de universalização, o regime privado abre margem para a oscilação de tarifas, já que neste caso não existe interferência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    “O país passaria a dispor de uma rede de telefonia móvel que teria garantia de qualidade e de continuidade, além de tarifas controladas pela agência, beneficiando os usuários”, observou o parlamentar.

    O projeto propõe que o serviço de telefonia móvel prestado sob o regime público tenha o mesmo tratamento da telefonia fixa, com obrigações de universalização e isonomia no compartilhamento das redes de transmissão. O objetivo é proibir que uma mesma empresa explore, de forma direta ou indireta, o serviço de telefonia móvel nos regimes público e privado, exceto em regiões distintas. O texto também reforça que o contrato com a União não garante à concessionária exclusividade de serviço.

    Tramitação
    A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Emanuelle Brasil
    Edição – Carol Linden

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-autoriza-telefonia-celular-em-regime-publico/346291511

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)