Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de conciliação da Justiça Federal na Serra da Canastra busca pacificar conflitos históricos

    A iniciativa pioneira se destaca como um dos maiores projetos de conciliação no Brasil, tanto pela amplitude das ações quanto pela multiplicidade de atores envolvidos


    A conciliação como instrumento de pacificação social para conflitos que se arrastam há mais de quarenta anos na região da Serra da Canastra (MG). Essa é a proposta do ‘Projeto Canastra: Justiça e Reconciliação’, que terá sua segunda rodada ampla de negociações iniciada no próximo dia 24 de fevereiro, em São Roque de Minas (MG), sob a coordenação do juiz federal Bruno Augusto Santos Oliveira.


    Na pauta de discussões estão conflitos de natureza fundiária, além de litígios relativos à exploração do trabalho escravo; de exploração mineral do Quartzito; e de assoreamento do Rio São Francisco.


    Nesse contexto, a Justiça Federal de Passos (MG), por meio do juiz Bruno Oliveira, instituiu a “Comissão da Verdade e Reconciliação da Serra da Canastra”, composta por representantes da academia, sociedade civil e terceiro setor. O grupo terá como escopo de trabalho a verificação de relatos de moradores da região sobre fatos ocorridos nas décadas de 1970 e 1980, época da criação do Parque Nacional.


    A comissão deverá promover, com base nos informes obtidos, a reconstrução da história dos casos de graves violações de direitos humanos, de modo a munir o juízo competente de elementos para o julgamento dos conflitos na região. “Será uma tentativa de buscar a efetivação do direito à memória e à verdade histórica, além de promover a reconciliação na região e fornecer subsídios para eventual decisão judicial”, explica Bruno Oliveira.


    A dinâmica de trabalho consistirá na coleta de dados para pesquisa documental, realização de entrevistas com atores diretamente e indiretamente envolvidos com o processo de implantação do Parque da Canastra, além da utilização da metodologia de “rodas de conversa” para absorção de material para a comissão.


    A “Comissão da Verdade e Reconciliação da Serra da Canastra” é composta pelo presidente da OAB de Passos, Denis Provenzani, pelo professor da UFMG André Luiz Freitas, e pelo diretor do Instituto de Observação da Terra (Inot) Luiz Ricardo Silva. Pela amplitude das ações, valores e multiplicidade de atores envolvidos, a iniciativa se destaca como um dos maiores projetos que envolvem a conciliação no Brasil.

    • Publicações3824
    • Seguidores50
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações209
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-conciliacao-da-justica-federal-na-serra-da-canastra-busca-pacificar-conflitos-historicos/215811031

    Informações relacionadas

    Carolina Salles, Advogado
    Notíciashá 10 anos

    Justiça propõe conciliação no Parque da Serra da Canastra

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)