Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de lei exige exame toxicológico para emissão de carteira de motorista

    Está em análise na Câmara dos Deputados o PL (Projeto de Lei) que torna obrigatória a realização de exame toxicológico para a emissão e renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O PL 2823/2011, de autoria do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), inclui novos dispositivos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), instituído pela Lei 9.503, de 1997.

    Pela legislação atual, os motoristas são obrigados a fazer exames de aptidão física e mental para obter a carteira e também para renová-la, a cada cinco anos - para quem já atingiu 65 anos, a cada três anos. O projeto acrescenta a obrigatoriedade do exame toxicológico nessas etapas.

    O deputado Ribeiro afirma que muitos acidentes são causados por condutores sob influência de substâncias químicas, que provocam, segundo o autor, alterações psíquicas e físicas. "Assim como no caso do motorista alcoolizado, aquele que faz uso de drogas é tão ou mais causador de acidentes no trânsito", ressalta.

    O parlamentar destaca também que a maconha causa relaxamento e lentidão de reflexos e ações, além de perturbação na capacidade de calcular tempo e distância. No caso da cocaína e do crack, Ribeiro explica que as substâncias levam à agitação e agressividade, estimulando o motorista a guiar em alta velocidade e gerando perda da sensibilidade na tomada de decisões.

    "Com o uso dessas substâncias, o condutor tende a fazer manobras bruscas e mudanças de faixa de maneira súbita", considera o deputado. E conclui: "o exame toxicológico fará com que o motorista fique um determinado período sem usar drogas para que o teste dê um resultado limpo, ou seja, ausência de drogas no organismo. Com isso, vamos promover mais segurança no trânsito."

    Tramitação

    A proposta tramita em caráter conclusivo - isto é, está dispensado de ser aprovado no plenário da Câmara. Caso seja aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) e pela Comissão de Viação e Transporte, o projeto será encaminhado diretamente ao Senado Federal.

    Fonte: Agência Câmara

    • Publicações3477
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-exige-exame-toxicologico-para-emissao-de-carteira-de-motorista/3031469

    Informações relacionadas

    Atualização Direito, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Aprovado exame toxicológico como pré-requisito para carteira de motorista A ou B

    Petição (Outras) - TJSP - Ação Acidente de Trânsito - Procedimento do Juizado Especial Cível

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Lima Limao
    2 anos atrás

    Há um.entendimento que o objetivo do exame tox.e mera arrecadação,pois há um período de abstenção do usuário às drogas antecedendo o exame que nada constará e após o exame o usuário retornaria ao vício ...O parlamentar é correto ref. às drogas e causas porém o exame não obriga o usuário ficar 2 ,5 anos na abstenção. continuar lendo