Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de lei que humaniza reintegração de posse está parado na Câmara

    Publicado por Justificando
    há 8 anos

    Na manhã de hoje (25), a prisão do ex-senador Eduardo Suplicy pela Polícia Militar durante protesto contra reintegração de posse na Zona Oeste de São Paulo, reacendeu, novamente, as atenções aos procedimentos policiais em reintegrações de posse. Segundo a polícia militar, Suplicy foi carregado pelos policiais e levado ao 75º Distrito Policial pois teria obstruído a via.

    Além da prisão do senador, foram utilizadas bombas de efeitos moral e disparos de bala de borracha contra a população que resistia à reintegração de posse.

    Sobre o tema, tramita, atualmente, no Legislativo, o Projeto de Lei 6500/13, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ). O texto proíbe, em qualquer hipótese, o uso de armas de fogo, balas de borracha, eletrochoque e bombas de efeito moral ou armas químicas, como o gás lacrimogênio. A medida foi uma resposta à reintegração de posse na favela da Oi, no Rio de Janeiro, ação que deixou inúmeros feridos em abril de 2014.

    Segundo o projeto, o governo poderá equipar os agentes com meios que permitam o exercício de sua legítima defesa. No entanto, os policiais armados deverão ser acompanhados sempre, durante os eventos e na reintegração de posse, por uma equipe de agentes desarmados e especializados na mediação de conflitos e na busca de sua solução pacífica. Atualmente, o projeto está na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, mas ainda não foi analisado.

    O protesto do qual o candidato a vereador participava acontecia desde cedo na Cidade Educandário, na região da Rodovia Raposo Tavares. No caso em questão, 350 famílias ocupam o terreno, que pertence à Prefeitura de São Paulo.

    No Facebook, o ex-senador afirmou, por meio de sua assessoria da imprensa, que "a truculência da Polícia Militar do governo Alckmin é inaceitável. Se fazem isso com um ex-senador da República, imagine o que sofre a população que tanto precisa de apoio".

    Leia o projeto na íntegra

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores949
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-que-humaniza-reintegracao-de-posse-esta-parado-na-camara/365377320

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)