Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de lei torna inelegíveis condenados por crime de pedofilia

    A legislação atual prevê que políticos eleitos não podem se candidatar por oito anos, contados a partir do cumprimento da pena

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Condenados por crime de pedofilia podem se tornar inelegíveis a cargos políticos por oito anos. É o que prevê o projeto de lei complementar (243/2016) de autoria da deputada Conceição Sampaio, do PP do Amazonas que altera a Lei de Inelegibilidades (Lei complementar 64/1990).

    A legislação atual prevê que condenados por crimes contra a vida e a dignidade sexual não podem se candidatar a cargos políticos por oito anos, contados a partir do cumprimento da pena. Mas na visão da deputada Conceição Sampaio é importante clarear o texto da lei sobre crimes constantes do Estatuto da Criança e do Adolescente.

    "Dentro do que já é estabelecido nós temos lá no Art. 1º, item 9, falando sobre o ataque a vida e a dignidade sexual. Isso é muito vago. O que nós queremos através desta lei complementar que nós estamos apresentando nesse projeto 243, é modificar, é reescrever esse item 9 e trazer justamente a questão da criança e do adolescente para essa pauta. Colocar justamente no rol desses crimes a questão da pedofilia."

    A deputada Conceição Sampaio também ressaltou a importância do projeto porque esses crimes são praticados por políticos eleitos.

    "Em muitos momentos, o algoz dessa violação dos direitos da criança e do adolescente é o prefeito, ou é um ente público. É alguém que recebeu da população a função de proteger, de legislar em defesa daquela cidade ou daquele município e acaba que se torna o grande causador desta violação. E essas pessoas, esses conselheiros que recebem também da prefeitura, apesar de estar dentro de uma legislação federal a questão do conselho tutelar, o pagamento é feito pelas prefeituras, essas pessoas acabam se tornando reféns de tudo isso."

    O projeto de lei complementar que proíbe condenados por crime de pedofilia de se candidatarem a cargos políticos aguarda o parecer da relatora na Comissão de Constituição e Justiça.

    Reportagem - Ana Gabriela Braz
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-torna-inelegiveis-condenados-por-crime-de-pedofilia/327049595

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)