Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto estabelece fiança para casos de lavagem de dinheiro

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 4662 /09, que estabelece pagamento de fiança para concessão de liberdade provisória ao réu que responde por crimes contra o sistema financeiro nacional , a administração pública, a ordem tributária e a Previdência Social - ou de lavagem de dinheiro e ocultação de valores e bens.

    Atualmente, somente nos crimes contra a economia popular e de sonegação fiscal o acusado é obrigado a pagar fiança para conseguir a liberdade provisória.

    A proposta é de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) e modifica o Código de Processo Penal (Decreto-lei 3689 /41). Segundo o autor, o objetivo é fornecer aos juízes, promotores e autoridades policiais "instrumentos jurídicos mais eficientes na recuperação dos bens provenientes de atividades criminosas".

    Na sua avaliação, ao determinar a liberdade provisória somente com o pagamento de fiança, o projeto contribui para que o Estado "minimize os prejuízos financeiros sofridos com essas condutas criminosas".

    Nações Unidas

    Segundo o senador, a inspiração do projeto - apresentado anteriormente pelo então senador Antero Paes de Barros - é a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, de dezembro de 2000, já aprovada pelo Congresso Nacional.

    Para Simon, a medida "mais eficiente" de combate ao crime organizado é impedir que os criminosos usufruam dos resultados de atividades ilícitas. "Isso impede a reinversão financeira e a alimentação do crime, desarticulando, assim, a cadeia da organização criminosa".

    Origem ilícita

    A proposta também altera o cálculo do valor da fiança a ser paga pelo réu que pretende a liberdade provisória. O juiz continua responsável por determiná-lo, mas o limite passa a ser de mil a 10 mil vezes o valor do salário mínimo de referência na data da prática dos crimes.

    Na atual legislação, o valor da fiança é fixado entre 10 mil e 100 mil vezes o valor do Bônus do Tesouro Nacional - índice usado para cálculos de correção monetária, que não está mais em vigor.

    Segundo o projeto, o seqüestro dos bens dos acusados pela Justiça pode ser feito com base em indícios veementes de origem ilícita, o que já ocorre hoje, mas isso poderá ser feito mesmo que parte dos recursos empregados na aquisição desses bens tenha sido legal.

    Imóveis transferidos

    Para o senador, o seqüestro de bens móveis obtidos ilicitamente deve abarcar expressamente as hipóteses de bens móveis transferidos a terceiros, convertidos em ativos lícitos ou misturados ao patrimônio legalmente constituído.

    De acordo com o projeto, o seqüestro dos bens pode ser cancelado se a pessoa a quem os bens tiverem sido transferidos depositar em juízo o valor referente a eles.

    No caso da condenação, os bens originados de crime serão transferidos para a União. São garantidos, contudo, os direitos de terceiros que tenham agido de boa-fé.

    Tramitação

    O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    • Publicações97724
    • Seguidores268403
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2304
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-estabelece-fianca-para-casos-de-lavagem-de-dinheiro/945746

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Crime de lavagem de dinheiro - principais aspectos

    Vicente de Paula Rodrigues Maggio, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    O Crime de Corrupção Passiva (Código Penal, art. 317)

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Em crimes praticados por organizações criminosas há concessão de liberdade provisória? - Danielle Marques Dip Abud

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 16 anos

    Condenado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro pede para recorrer em liberdade

    Jordan Tomazelli Lemos, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Liberdade logo após ser preso em flagrante: é possível?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)