Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto Literatura em Prisões será lançado na Rádio Alternativa Esperança em Guarabira

    há 14 anos

    Será lançado de forma pioneira, na tarde desta sexta-feira (24), na comarca de Guarabira, o projeto Literatura em Prisões: por uma nova autoria, uma nova história, que faz parte do programa Educação nas Prisões, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), em parceria com o Ministério da Educação. As obras literárias serão lidas e ouvidas pelos detentos da Penitenciária João Bosco Carneiro e do Presídio Regional de Guarabira, dentro da programação diária da Rádio Alternativa Esperança.

    A Rádio foi criada em 2006 pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Bruno César Azevedo Isidro. A difusora funciona no Fórum de Guarabira das 7h às 18h. Pioneiro em atividades de promoção da cidadania no município, o juiz tem participação direta nas atividades da Rádio. No quadro Diário da Execução Penal, ao meio-dia, por exemplo, ele informa o andamento de dez processos e comunica, ao vivo, as decisões tomadas. Em outros horários, ele fala sobre direitos do consumidor, funções do Poder Judiciário e cidadania.

    Segundo Bruno Azevedo, a leitura dos livros, na Rádio Esperança, vai contribuir para dinamizar a educação nas duas instituições penais. Vai despertar os detentos para o poder da leitura e da escrita, melhorar o vocabulário e ajudar na formação dos cidadãos. O juiz resume a leitura como mais um estímulo à continuidade dos estudos nas prisões.

    Estarão em Guarabira para o lançamento a diretora nacional do programa Educação nas Prisões, Regina Miki; o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Carlos Alberto Mangueira; e o presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. O projeto-piloto será avaliado e pode ser aplicado em penitenciárias de todo o país. A intenção é usar a literatura e a educação para auxiliar o processo de ressocialização dos presos.

    Penitenciária - Hoje, 80 pessoas estudam na Penitenciária João Bosco Carneiro, e se dividem em quatro turmas. O estúdio da Rádio Esperança é operado por dois detentos que cumprem pena em regime fechado. Marconi Macena, por exemplo, é operador de estúdio, mas também, vende anúncios no comércio e na indústria local. Ele está no último estágio da pena, segundo Bruno Azevedo.

    Da Coordenadoria (com informações do Ministério da Educação e da Justiça)

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-literatura-em-prisoes-sera-lancado-na-radio-alternativa-esperanca-em-guarabira/2389286

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)