Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto Mesc e parceiros promovem Lançamento da Frente pela Educação Emancipadora

    há 5 anos

    A defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, coordenadora do projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) e da Câmara de Estudos de Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial, participou, na terça-feira (9/4), do lançamento da Frente pela Educação Emancipadora com a comunidade da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, em Morro Alto, no município de Vespasiano.

    A defensora pública, em uma atividade conjunta com o coletivo “Ocupa e Educa”, fez a leitura e prestou homenagem à escola, participante do projeto Mesc há vários anos e multiplicadora da mediação escolar. A EE Deputado Renato Azeredo vai instalar um polo avançado de pesquisa sobre o tema.

    Além disso, foi entregue o relatório final da Unesp para o gestor da instituição de ensino, Djalma Tomé, e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), com a formação de indicadores positivos contra a violência nas escolas. Houve também a exibição ao público de um vídeo sobre a abordagem da Comunicação Não violenta (CNV), seguida da apresentação dos projetos parceiros Machismo entre nós (MEN) e Empodera Teen, pelos coordenadores Gustavo Ribeiro e Graziane Andrade.

    Os mediadores e ex-alunos do projeto Mesc, Danielle Silva e Lucas Pereira, deram seus testemunhos sobre a importância da mediação de conflitos em suas vidas. Foram mostradas fotos antigas do projeto nas escolas, atividade seguida de apresentação final, pelo gestor, com música composta pela cantora Marisa Monte em homenagem ao Profeta Gentileza, conhecido pregador urbano brasileiro do Rio de Janeiro.

    No encontro, a defensora reuniu-se com alunos, professores e funcionários que participarão nos projetos propostos, juntamente com o gestor escolar Djalma Tomé e sua equipe de vice-diretores, além de vários integrantes do coletivo “Ocupa e Educa”, representantes da SEE/MG e convidados.

    A defensora pública Romana Almeida, que atua em Vespasiano, salientou durante o lançamento a importância do Projeto Mesc e colocou-se à disposição para parceria com a escola por meio de palestras sobre temas de interesse da comunidade.

    Frente pela Educação Emancipadora

    A iniciativa surgiu da ideia de aglutinar valores e interesses comuns de três projetos diferentes em uma parceria que fortaleça o trabalho desenvolvido para a juventude. A iniciativa é baseada no empoderamento de jovens, discussão do machismo e temas relacionados ao preconceito com os alunos, além da aprendizagem da mediação de conflitos como instrumento de desenvolvimento e melhoria do diálogo na escola e fora dela.

    • Publicações7681
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-mesc-e-parceiros-promovem-lancamento-da-frente-pela-educacao-emancipadora/697229712

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)