Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto prevê combate ao consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos

    Cassiá chama atenção para os males ligados ao consumdo da bebida alcoólica O deputado Cassiá Carpes (PTB) é autor de projeto de lei 265/2011, que proíbe a venda, oferta, fornecimento, entrega e a permissão de consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 anos de idade. Atualmente, a matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e tem a meta de combater o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, fazendo valer o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Pela proposta, o Poder Executivo poderá impor sanções aos estabelecimentos comerciais que descumprirem a legislação, bem como, propor campanhas educativas nos meios de comunicação para prestar esclarecimentos. De acordo com Cassiá, ao sancionar a lei após a aprovação na Casa, o governo estadual já deve encaminhar as penalidades para a implementação da Lei. “A nossa sociedade, com o passar dos anos, tornou-se mais permissiva devido à mudança cultural e comportamental das gerações, inclusive devido à oferta de diversos tipos, tamanhos e preços de bebidas, e pelo fato da sua promoção ser mais sofisticada e envolvente na mídia, chamando a atenção não só dos adultos”, pondera o autor do projeto.

    O deputado esclarece que uma pesquisa, realizada em São Paulo, aponta que 39% dos adolescentes já compraram bebidas pessoalmente. Além disto, Cassiá justifica que pesquisas, em âmbito nacional e internacional, mostram que a probabilidade de males ligados ao consumo de bebidas alcoólicas na vida adulta é cerca de 50% mais alta para as pessoas que iniciaram o consumo antes dos 15 anos de idade.

    Associação de bares

    Conforme o autor do PL, pesquisas também indicam que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes acredita que a medida não afeta os estabelecimentos, pois os bares já observam a lei federal. Porém, com a aprovação da matéria, “terão mais respaldo para não venderem a quem não mostrar documento oficial de identidade e não comprovar a idade”, acrescenta.

    Autoserviço

    Nos estabelecimentos que operam no sistema de autoserviço -como supermercados, lojas de conveniência, padarias e similares-, as bebidas alcoólicas deverão ser dispostas em locais ou estandes específicos, distintos dos demais produtos.

    Clique aqui e confira a íntegra do PL 265/2011 .

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-preve-combate-ao-consumo-de-bebidas-alcoolicas-por-menores-de-18-anos/2910133

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)