Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto que destina multa do FGTS para habitação tramitará com urgência

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, apresentou aos líderes da base aliada, em reunião nesta terça-feira (17), projeto de lei complementar (PLP) do governo estabelecendo que os recursos advindos da multa de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serão destinados ao Programa Minha Casa, Minha Vida. A multa é paga pelos empregadores em caso de demissão sem justa causa.

    O projeto (PLP 328/13) altera a Lei Complementar 110/01, que instituiu a multa, e vai tramitar em regime de urgência constitucional. Conforme a proposta, os trabalhadores demitidos sem justa causa que não tenham sido beneficiários do programa habitacional do governo poderão sacar o valor da multa no momento da aposentadoria.

    A proposta do governo tramita em conjunto com o PLP 51/07, do ex-deputado José Carlos Machado (SE), que propõe o fim da multa de 10%. Também apensado ao PLP 51 está o projeto de autoria do deputado Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB, que determina que a multa paga pela empresa na demissão sem justa causa seja integralmente revertida ao trabalhador (PLP 306/13).

    Antes de ir ao Plenário, as propostas serão analisadas por três comissões (Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; Constituição e Justiça e de Cidadania).

    Veto

    A apresentação da proposta é uma tentativa do governo de manter o veto da presidente Dilma Rousseff ao PLP 200/12, que acaba com a multa adicional de 10% sobre o saldo do FGTS do trabalhador demitido sem justa causa. O governo argumenta que o montante arrecadado com essa multa (em torno de R$ 3 bilhões em 2013) financia o Minha Casa, Minha Vida. Porém, hoje essa vinculação não está prevista em lei.

    A votação dos vetos da presidente Dilma Rousseff ao PLP 200/12 e a outras propostas está prevista para hoje, em sessão do Congresso marcada para as 19 horas. Para derrubar um veto, são necessários 257 votos de deputados e 41 de senadores.

    O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), disse que as bancadas do PT e do PMDB votarão pela manutenção dos vetos. O governo não pode prescindir dos recursos advindos da multa de 10% sobre o FGTS neste momento, afirmou. Guimarães acrescentou, porém, que ainda há divergências dentro da base, por parte do PDT, PSB e PR.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-que-destina-multa-do-fgts-para-habitacao-tramitara-com-urgencia/100685035

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)