Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PROJETO RATIFICA A CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS APROVADOS PELO CONFAZ

    Será alterada a Lei 7.495/16, que proibiu o Governo do Estado de conceder novos incentivos fiscais a empresas sediadas no Rio ou que venham se instalar no estado até o fim do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que tem prazo máximo até 2023. O projeto de lei 4.358/18 exclui da proibição os incentivos fiscais aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) –instituição que reúne os secretários de fazenda de todos os estados brasileiros e que realiza convênios sobe políticas fiscais e isenções tributárias do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

    O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (02/10), em discussão única, e será encaminhado para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir. Os autores da proposta explicam que o objetivo é apenas ratificar a Lei 7.657/17, que já permitia a concessão dos benefícios aprovados pelo Confaz, conforme determinava a Lei Federal 159/17, que regulamentou o Regime de Recuperação Fiscal dos estados.

    Durante a votação, foi ainda aprovada uma emenda ao texto que determina que o Poder Executivo deverá reduzir os incentivos em ao menos 20%, mesmo aqueles concedidos pelo Confaz.

    Exceções

    As normas em vigor somente permitem a concessão de incentivos fiscais que tenham como finalidade o patrocínio a projetos culturais, esportivos e gastronômicos, além dos incentivos à área de ciência e tecnologia. Também autorizam a concessão de benefícios tributários aos motoristas de táxi, além da redução de ICMS para a aquisição de um novo veículo por pessoas com deficiência. O setor têxtil do Estado do Rio também está de fora das proibições e terá redução tributária até 2032.

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-ratifica-a-concessao-de-beneficios-fiscais-aprovados-pelo-confaz/632872161

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)