Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto Virando a Página capacita 11 adolescentes em sua quarta edição

    Porto Alegre (RS) - O Minicurso Virando a Página, projeto que realiza capacitações em direitos e proporcionada reinserção social, promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública (CRDH-DPERS), encerrou sua quarta edição no dia 25 de outubro. 11 adolescentes em conflito com a lei do Lar Esperança, de Porto Alegre, foram capacitados. A formatura contou com entrega de certificados e apresentação de vídeo com os principais momentos das capacitações e divulgações do projeto na imprensa. Cada um dos participantes recebeu uma cópia do vídeo em CD como lembrança do curso.

    “Achei muito legal e produtivo. Me trouxe conhecimento e experiência para a vida. Conheci muitas pessoas legais, que me abriram várias portas e aprendi muito com as oficinas”, avaliou um dos participante.

    Antes do encerramento, ocorreu a última oficina, que abordou o mercado de trabalho e a aptidão profissional. Para orientar os jovens em um futuro que pudessem se projetar, a professora Renata Santos de Moraes e o psicólogo Mateus Pavei Luciano aplicaram teste vocacional com os jovens. Somando as alternativas escolhidas de cada pergunta, os adolescentes descobriram quais profissões mais se enquadram com seu perfil pessoal.

    Os oficineiros ainda auxiliaram os jovens a realizar um mapa mental elencando as novas oportunidades que desejam alcançar e suas prioridades após o cumprimento da medida educativa. Entre alguns dos sonhos retratados em desenho pelos adolescentes estiveram direitos mais básicos, como a moradia.


    O Projeto

    O projeto Virando a Página é uma parceria entre a Defensoria Pública e a Fundação de Atendimento Sócio Educativo (FASE), cuja execução está a cargo do CRDH e do Centro de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento da Defensoria Pública (CECADEP). Nele, adolescentes selecionados pela Fundação frequentam oficinas semanais com duração de três horas, totalizando uma carga horária de 15 horas. Dentre os destaques desta edição estão assuntos relacionados às discriminações e violências, à educação e ao trabalho, à mediação de conflitos, além de direitos humanos e medida socioeducativa. Ao total o minicurso já capacitou 34 jovens em conflito com a lei, em quatro edições.

    Texto: Jéssica Martins/AscomDPERS
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    (51) 3210-9400 / 98404-4502
    http://www.defensoria.rs.def.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-virando-a-pagina-capacita-11-adolescentes-em-sua-quarta-edicao/517385097

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)