Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Promotores de Justiça visitam locais de extração de areia no Rio Jacuí

    A convite do Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e Comércio de Areia do Rio Grande do Sul - Sindareia-RS, uma comitiva de membros e servidores do Ministério Público participaram, juntamente com outros órgãos e instituições, na manhã desta quinta-feira, 10, de uma visitação embarcada a locais de extração de areia no Rio Jacuí.

    O objetivo, conforme o presidente do Sindareia, Laercio Thadeu Pereira da Silva, foi apresentar “in loco” o funcionamento do sistema de extração de areia por meio de dragas. “Achamos importante essa aproximação entre empreendedores e instituições como MP e Fepam, para que adquiram conhecimento sobre o nosso trabalho”.

    Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, é essencial que se conheça, sem preconceitos, as atividades sobre as quais o Ministério Público precisa opinar ou mesmo decidir. “Tenho cada vez mais a convicção de que, se trabalharmos conjuntamente, o setor privado vai poder exercer sua função sem deixar de lado o cuidado e a preservação ao meio ambiente”, afirmou o promotor de Justiça.

    Durante o percurso de cinco horas, os convidados assistiram à apresentações de empresas extratoras de areia e de representante do Departamento Nacional de Produção Mineral, vinculado ao Ministério de Minas e Energia. O DNPM tem por finalidade promover o planejamento e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais, além de realizar pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral. É sua função, ainda, assegurar, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional.

    Também presentes à visita, os promotores regionais das bacias do Sinos, Ricardo Schinestsck Rodrigues, e do Caí, Felipe Teixeira Neto, manifestaram interesse em realizar visitações também em suas áreas de atuação. “Este tipo de experiência contribui muito com o nosso trabalho”, afirmaram os promotores de Justiça.

    Também participaram a atividade os assessores do Caoma, Rovena Zanchet e Diogo Petter Nesello; o geólogo do Gabinete de Assessoramento Técnico do MP, Sergio Alfredo Buffon; o vereador de Porto Alegre, Cassiá Carpes; representantes da Fepam e das empresas Agabritas, Aro Mineradora, Somar, Smarja e Gente e Terra.









    Agência de Notícias
    imprensa@mprs.mp.br
    (51) 3295-1820

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotores-de-justica-visitam-locais-de-extracao-de-areia-no-rio-jacui/404399805

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)