Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Promotores de Parnamirim querem desocupação de áreas públicas

    Pelo menos dois Inquéritos Civis tramitam na 6ª Promotoria de Justiça da comarca de Parnamirim tratando de possível irregularidade na ocupação e comercialização de terrenos situados em vias públicas e áreas verdes do loteamento nominado Parque das Árvores; e de suposta doação de área pública no loteamento Portal do Jiqui I pela subprefeitura de Nova Parnamirim.

    Para frear essa prática, os Promotores de Justiça Raimundo Caio dos Santos, Juliana Limeira Teixeira e Luciana Maria Maciel Cavalcanti Ferreira Melo expediram duas recomendações. Uma direcionada ao Prefeito da cidade e outra aos Vereadores.

    Entre a medidas sugeridas à prefeitura estão a proibição do uso, a cessão de direito real de uso, a desafetação, a alienação ou a invasão das área verdes e institucionais dos loteamentos do município;

    e a adoção de medidas administrativas e judiciais necessárias, em razão das irregularidades na ocupação e comercialização de terrenos situados em áreas públicas e áreas verdes institucionais do loteamento nominado Parque das Árvores e Portal do Jiqui I, até o dia 31 de dezembro de 2011.

    Além disso, os Promotores de Justiça recomendam a desocupação e retomada das áreas invadidas; e realização de um levantamento de todas as invasões de áreas públicas e áreas verdes no município. A prefeitura deve, ainda, informar ao Ministério Público mensalmente sobre invasões de área pública nos loteamentos Parque das Árvores e Portal do Jiqui I, bem como as medidas tomadas pelo Município no âmbito administrativo e judicial. Uma última orientação pede que a Secretaria da Assistência Social produza um relatório sobre as famílias instaladas nas áreas públicas do loteamento Parque das Árvores e Portal do Jiqui I.

    Como forma de garantir futuros problemas com outras invasões, os Promotores de Justiça recomendaram aos Vereadores que não aprovem projetos de lei que permitam o uso, ainda que de forma precária, a cessão de direito real de uso, a desafetação, a alienação ou a invasão das áreas públicas e áreas verdes institucionais no Município. Para que os Poderes Legislativo e Executivo se pronunciem se acatam ou não as recomendações, os Promotores de Justiça fixaram o prazo de 30 dias.

    • Publicações3403
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotores-de-parnamirim-querem-desocupacao-de-areas-publicas/2290219

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)