Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotoria de Estreito quer extinção de legislação que favorece conflito de atribuições

    O promotor de Justiça da Comarca de Estreito (493 km de São Luís), Luís Samarone Batalha Carvalho, ajuizou ação civil pública exigindo a declaração da inconstitucionalidade da Lei Estadual 8.192/2004, que instituiu o Fundo Especial de Segurança Pública (Fesp). Na ação, o promotor de Justiça exige, ainda, a revogação do Decreto Estadual 5.068, de 6 de julho de 1973, resultando na interrupção imediata da cobrança de taxa por serviços de polícia.

    De acordo com o promotor de Justiça, a vigência da Lei e do Decreto Estadual causa conflito de atribuições na cobrança de taxas de autorização para realização de eventos. As autorizações para eventos, segundo Carvalho, já são emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Estreito, não havendo necessidade de atuação da Secretaria de Segurança Pública nesse sentido.

    “A cobrança simultânea de taxas por parte do Município e do Estado do Maranhão, para funcionamento e realização de eventos gera insegurança na sociedade, nos comerciantes, frequentadores e naqueles que têm a obrigação de manter a ordem, ou seja, a Polícia Militar”, afirma o promotor.

    Segundo Carvalho, já houve casos em que um estabelecimento teve um evento não autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas obteve licença da Polícia Civil. “A situação deixou a Polícia Militar em dúvida. Na hora da fiscalização, os policiais não sabiam se respeitavam a licença da delegacia ou fechavam o estabelecimento por falta de licença da prefeitura”.

    Na ação, o Ministério Público requer multa de R$ 100 mil para cada cobrança e recolhimento de tributo referente à Lei Estadual 8.192/2004 e ao Decreto Estadual 5.068/73.

    • Publicações4689
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotoria-de-estreito-quer-extincao-de-legislacao-que-favorece-conflito-de-atribuicoes/2008365

    Informações relacionadas

    PAULO RAMOS - Cobrança irregular de taxas de polícia motivam intervenção do MPMA

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)