Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Promotoria de Guarabira realiza reunião para organizar atendimento de pacientes nos serviços de saúde

    “Saúde no Lugar Certo” é o nome do projeto-piloto que deve organizar o atendimento de saúde no município de Guarabira. A denominação foi dada em reunião no auditório da Promotoria de Justiça, nesta quarta-feira (10). Os responsáveis pelas unidades de saúde também informaram os nomes dos servidores que ficarão responsáveis pela solução dos problemas nos serviços, incluindo a ocorrência de retenção de macas nas unidades hospitalares. Também foram apresentados os modelos da classificação de risco e do encaminhamento dos pacientes.


    Os acertos fazem parte do procedimento administrativo 3050/2017, instaurado em 31 de agosto, para apurar as falhas no sistema de atendimento do SUS, no município. O procedimento foi instaurado pela 5ª promotora de Justiça em substituição, Andréa Bezerra Pequeno de Alustau. Ela conduziu a reunião que contou com a participação de representantes de vários órgãos da área de saúde.


    Os vários tipos de atendimentos que são dados aos pacientes no município foram listados por grupos. Cada grupo tem uma cor de classificação de risco (azul, verde, amarela e vermelha), de acordo com a gravidade do problema, e a indicação dos serviços de referência para os atendimentos. Esse trabalho foi necessário para evitar, por exemplo, a superlotação de hospitais com demandas que podem e devem ser tratadas nas unidades de saúde dos bairros.


    Em relação à retenção de macas na UPA e no Hospital Regional, ficou conversado que será dada prioridade de atendimento ao Samu e ao Corpo de Bombeiros, a depender da classificação de risco dos pacientes, no prazo de 30 minutos e, caso não haja a liberação, será acionado os funcionários responsáveis pela solução do problema na unidade.

    Triagem de pacientes

    Segundo a promotora de Justiça, Andréa Bezerra Pequeno de Alustau, o paciente que chegar em determinada unidade de saúde com indicação para ser atendido em outra, passará pela triagem e classificação de risco e o responsável da área médica fará o seu devido encaminhamento para a unidade de saúde adequada para o seu caso, através do preenchimento da 'ficha de referência e contrarreferência', que será padronizada pelos integrantes do projeto.


    Ficou definido que o formulário de triagem, referência e contrarreferência adotado para organizar o atendimento deverá conter os dados pessoais e clínicos dos pacientes, com a indicação da unidade básica de saúde de referência, de acordo com seu endereço; os motivos do encaminhamento e os dados para contrarreferência. O projeto 'Saúde no Lugar Certo' será formalizado através de termo de ajustamento de conduta (TAC). A próxima reunião com os envolvidos está marcada para o dia 25 deste mês.


    Estiveram na reunião o secretário municipal de Saúde, Wellington Antônio Rodrigues de Oliveira; o representante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar – BBM, tenente Carmeraldo Barbosa Soares; o diretor do hospital Regional de Guarabira, Cleonaldo de Souza Freire; a coordenadora-geral da Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cássia Cilene Silva de Ávila Melo; o coordenador de Urgência do Hospital Regional, Eribaldo Alves Cândido da Silva; o coordenador administrativo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Gilson Cândido da Silva, e da gerente da 2ª Região de Saúde, Alcione Maracajá de Morais Beltrão.

    A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, DE ACORDO COM SERVIÇO DE SAÚDE

    * UBS – azul: obtenção de receitas e atestados médicos, curativos e atendimentos de pessoas com febre de até 38 graus;

    * UPA – verde: todos os atendimentos que não estejam na seara do Hospital Regional;

    * Hospital Regional – verde: Idosos e pessoas com deficiência, avaliação cirúrgica e acidentes antirrábicos e picadas de animais peçonhetos;

    * Hospital Regional – amarela: crise hipertensiva, crise asmática, dor abdominal intensa, hemorroidas etc.

    * Hospital Regional – vermelha: acidentes por armas de fogo e branca, trauma, hemorragia digestiva alta e baixa, edema pulmonar, envenenamento e intoxicação grave etc.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotoria-de-guarabira-realiza-reuniao-para-organizar-atendimento-de-pacientes-nos-servicos-de-saude/508938373

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)